x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 46.311

Lançamento Contábil de Insuficiência de Saldo em Folha

David Gomes

David Gomes

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 30 março 2017 | 10:53

Bom dia pessoal.

Procurei em outros tópicos mas não encontrei resposta para minha dúvida, por isso peço a ajuda dos colegas.

Meu sistema de DP gera automaticamente um evento de "Insuficiência de Saldo" quando a folha do colaborador fica negativa no mês, para que o saldo da folha fique zerado. No próximo mês o sistema automaticamente lança esse evento como uma dedução da folha. Exemplifico abaixo para que os caros colegas consigam visualizar o caso:

Salário - R$ 1.000,00
TOTAL PROVENTOS - R$ 1.000,00

Adto Salarial - R$ 500,00
Vale - R$ 210,00
Convênio Farmácia - R$ 285,00
INSS - R$ 80,00
TOTAL DESCONTOS - R$ 1.075,00

No caso acima, o holerite do colaborador seria gerado com Total a Pagar Negativo de (R$ 75,00), então para que a folha fique zerada o sistema gera esse evento de insuficiência de saldo de R$ 75,00, para que o holerite seja gerado zerado.
No próximo mês o sistema gera esses mesmos R$ 75,00 como um desconto na folha do próximo mês.

Minha dúvida:
Como eu devo realizar o lançamento desse evento, tanto quando ele complementa para zerar a folha quanto no próximo mês, quando ele vem em forma de desconto?

Desde já agradeço a atenção dos caros colegas.

"Aprenda como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã."

Mahatma Gandhi
VALDEMIRO GENCIO

Valdemiro Gencio

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 30 março 2017 | 11:40

Bom dia!

Eu contabilizo da seguinte forma:

No mês do fechamento, evento negativo
D-Adiantamento salarial(AC)
C-Salários a pagar(PC)

No mês seguinte, evento desconto
D-Salários a pagar(PC)
C-Adiantamento salarial(AC)

Deve ter outros colegas que fazem de forma diferente.

David Gomes

David Gomes

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 30 março 2017 | 11:57

Bom dia Valdemiro!

Realmente, se a gente analisar a "essência" desse evento, ele cabe como um adiantamento.
Não tinha refletido dessa forma até agora.

Muito obrigado pela ajuda!

"Aprenda como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã."

Mahatma Gandhi

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade