Jessica
Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente ContabilidadeBoa noite.
Estou com uma duvida em relação ao lucro real anual.
Faço a contabilidade de uma empresa que sempre foi lucro real trimestral e a mesma esse ano decidiu fazer apuração lucro real anual por balanço/balancete redução/suspensão.
Em Janeiro a empresa apurou um prejuízo, já em Fevereiro houve um lucro. Para fazer a apuração do imposto de Fevereiro o mês de Janeiro precisa estar encerrado ou esse tipo de apuração é sempre acumulado?
Realizei várias consultas e algumas dizem que é acumulado sempre e outras dizem que preciso encerrar mês a mês e apurar o lucro de cada mês.
Fiz a apuração acumulada de janeiro e fevereiro, aproveitei 30% prejuízo fiscal que a empresa possui e gerei os impostos para serem pagos, mas estou com duvida se está correto dessa maneira. Sei que em relação aos impostos preciso verificar se o que deu no mês é menor ou maior do que foi pago anteriormente e fazer o recolhimento da diferença se for o caso.
E também quanto a forma de contabilização, os impostos vão débito resultado e crédito no passivo e os 30% prejuízo contabilizo normalmente?
Grata.