x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.945

Lucro real trimestral - retificação estoques

JULCIMAR FARINA

Julcimar Farina

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 17 julho 2009 | 14:40

Tenho a seguinte situação: Foi apurado no 4º trimestre/2008 um prejuízo ajustado de 70.000,00 em determinada empresa. Registramos na junta já os livros diário e inventário do presente ano. Constatamos na apuração do lucro real do trimestre 01/2009, que o estoque de 31/12/2008 ficou 50.000,00 abaixo do verdadeiro estoque fisico. Pergunto: como regularizar essa situação contabilmente e no lalur, haja visto que os livros já foram registrados? Obrigado

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Sábado | 18 julho 2009 | 09:47

Julcimar Farina

Não há problema. Basta que voce faça neste exercício:

D-Estoque
C-AJuste de Exercicio Anteriores(PL)....50.000,00

D-AJuste de Exercicio Anteriores(PL)
C-Prejuizo Acumulado(conta onde se encontra os 70mil)....50.000,00

No livro de inventário convem que voce faça a retificação. Se não for possivel a retificação faça um termo de ocorrência no livro modelo 6.

No Lalur voce adicionar a base de cálculo.

Prejuizo......................................................................(70.000,00)
+Correção Estoque registrada em dd/mm/aa ...........50,000,00

Resultado ajustado.......................................................(20.000,00)

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade