x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 4.726

Deligamento de Sócio

Marcílio Silva

Marcílio Silva

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 15 anos Sábado | 18 julho 2009 | 14:21

Somo em 50 socios, na empresa, e destes cinquenta um deles pediu desligamento da sociedade. estou na dúvida de como fazer este lançamento na contabilidade,.Só sei que vou ter de fazer um crédito na conta banco ,a minha ´duvida é onde fasso um débito, eu acho que não pode ser no capital social. se alguém tiver alguma sugestão eu agradeço.

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Sábado | 18 julho 2009 | 20:06

Silva

Em primeiro lugar, tem que ter uma alteração de contrato social especificando a saida do sócio e, ao mesmo tempo determinando para quem foi vendido os 2%(100%/50) de participação do sócio que saiu. O capital social permanece inalterado.

Se os 2% foram adqueridos pelos demais sócios o dinheiro para pagar ao sócio decidente sai do bolso dos demais sócios e não da empresa.

Se os 2% forem vendidos para um novo sócio este faz um deposito bancario na conta da empresa e empresa paga ao sócio que está saindo.

Pelo deposito Bancario
Será dado um recibo ref o deposito espeficando o motivo do mesmo.
D-Banco
C-Contas a Pagar(PC)

Pelo pagamento ao socio tendo como documento um recibo identificando e qualificando o sócio.
D-Contas a Pagar(PC)
C-Banco

Editado por M Messias Santos em 19 de julho de 2009 às 10:48:22

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Marcílio Silva

Marcílio Silva

há 15 anos Terça-Feira | 28 julho 2009 | 20:04

O que acontece é o seguinte Messias, como quando se tem este tipo de desligamento a forma de calcular o valor a ser distribuido, e pegando o patrimonio liquido daquela mês específico e dividido pela quantidade de sócios, ou seja o valor do pagamento do sócio que estar sendo desligado, não é tirado , ou descontado do prô labore dos que ficam mais sim entra como custo pra empresa.

M Messias Santos

M Messias Santos

há 15 anos Terça-Feira | 28 julho 2009 | 20:22

Silva

Não está correto contabilizar como custo ou despesa o pagamento das cotas de um sócio que está deixando a sociedade. Descontar do pro-labore a pagar dos demais socios sim, mas com despesa está errado.

Volto a enfatizar se no contrato social consta o nome destes sócio que está saindo tem quer ser feita uma alteração de contrato

Editado por M Messias Santos em 29 de julho de 2009 às 08:19:10

Só sei que nada sei.
Marcílio Silva

Marcílio Silva

há 15 anos Quarta-Feira | 29 julho 2009 | 13:31

Na verdade eu usei o temos todos pagam levando-se em conta de como sendo uma sociedade quando dar lucro ou prejuizo e de todos, mais o que eu quero dizer é o seguinte, eu nem os outros sócios vamos tirar dos nossos rendimento tirado da empresa pra pagar a este dessistente, independente dele sair ou não eu vou ter o mesmo prô labore, portanto este valor paga pro mesmo estar saíndo da empresa ou seja a empresa e que estar arcando com o custo, que na minha opinião seria o mesmo que eu mandasse um funcionário embora de quem seria o custo?

M Messias Santos

M Messias Santos

há 15 anos Quarta-Feira | 29 julho 2009 | 13:43

Silva

Faça do jeito que voce quizer.

Sócio não é empregado!!!!!

PS: Ha voces não estão perdendo renda não. Sai do pro-labore mas vai para o capital social. Ou seja, pela alteração do contrato social, voces aumentam os valores das cotas no capital para cada socio.

Exemplificando.
Supondo um Capital Social de R$50.000,00
Cotas por sócio 50.000,00/50 = R$1.000,00 por sócio

Saindo um sócio
48 sócios com 48 cotas de 1020,40 total 48.979,20
1 sócio com....1 cota de 1020,80 total ..1.020,80
Soma das contas.......................................50.000,00

Portanto, seria descontado de cada sócio R$20,00(Vinte Reais) para pagar ao retirante da sociedade.

Cabe observar ainda que, sobre minha ótica, voce está ferindo o Principio da Entidade.

Editado por M Messias Santos em 29 de julho de 2009 às 16:39:58

Só sei que nada sei.
Marcílio Silva

Marcílio Silva

há 15 anos Quarta-Feira | 29 julho 2009 | 18:30

Ok Messias eu posso estar fazendo os lançamentos incorretos, afinal esta parte de cooperativa e um pouco complicado, nas escolas ainda não se falam muito sobre este assunto. Pelo que eu entendi, como eu não posso contabilizar como custo, teria de fazer um laçamento a débito, na contas prô labore a pagar de onde é feita a retirado dos demais e no passivo circulante e um crédito no banco no pagamento do sócio.

se podermim dar uma dica como eu faria este lançamentos eu agradeço.

tenha uma boa noite.

Abraço.

Marcílio Silva

Marcílio Silva

há 15 anos Domingo | 2 agosto 2009 | 20:04

Um sócio resolve sair da empresa, estar empresa precisa repassar pro mesmo um valor a que o mesmo tem direito. como contabilizar.

eu estou contabilizando desta forma.

Pelo lançamento

D-outras contas a pagar (PC)
C- desligamento de Socio(PC)

Pelo pagamento

D-desligamento de sócio(PC)
C-banco(AT)

Gostaria de saber se estes lançamento estão corretos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade