Marco Tulio Bueno de Souza
Iniciante DIVISÃO 4 , Administrador(a) EmpresasOlá Amigos...
Tenho uma duvida muito seria e ja liguei para sebrae e alguns contadores mas nao cheguei a uma resposta sensata e correta, segue abaixo, se alguem puder ajudar fico grato desde já:
- Vejamos um exemplo simples da estrutura DRE, para fins de exemplo da duvida:
EMPRESTA PRESTADORA DE SERVIÇOS ABC 2017
(+) RECEITA BRUTA: 10.000
(-) CUSTOS SERVIÇOS PRESTADOS: 5.000
(-) SALARIOS: 5.000
APURAÇÃO RESULTADO: R$ 0.00
Meus caros, a partir do exemplo acima percebe-se que o lucro foi R$ 0,00, o que nao condiz com a realidade, pois se analisarmos o DRE, percebemos que estao sendo cobrados custos duplicados (Segundo SEBRAE e alguns CONTADORES que visitei) os custos duplicados são: CSP (custo serviços prestados) e os SALARIOS, pois ambos representam o gasto com o serviço.
Resposta do SEBRAE e CONTADORES que pedi ajuda foram:
- Para apuração real, de SERVIÇOS (nao MERCADORIAS), deve-se pegar os SALARIOS e colocar como CSP na apuração do DRE, pois assim fica 100% real o custos do serviços, salva, que o CSP serve como parametro de quanto de serviço foram feitos, mas no lançamento deve-se substituir e colocar os SALARIOS no CSP real.
Então pessoal, a duvida é:
O Sebrae e os contadores estao corretos com essa resposta?
- Se sim... A maioria dos sistema de empresa (ERP (sistema de gestao), fazem o DRE automatico, onde aquele primeiro exemplo de dei para voces, é o que acontece, eles fazem o CUSTO "DUAS VEZES" (CSP + SALARIOS) ficando assim, duplicado e errado a apuração REAL.
Alguem tem uma sugestão?
Obrigado!