Revson.
É com tristeza que lhe respondo nesse momento, porque na verdade eu demonstrei com todo empenho e principalmente fiz questão de trazer o artigo de uma amigo contabilista, cuja citação da fonte está no rodapé da postagem.
Agradeço sua disponibilidade e todo o tempo despendido na elaboração de sua resposta, digo, aula... """""se bem que o que parece é que você apenas copiou e colou o belo artigo de Henrique Ricardo Batista"""". Você não precisava nem ter sido tão minucioso pois, como inclusive demonstrei na questão, já conheço as disposições da lei 6.404/76, 10.406/02 etc. ... bastava ter citado as outras leis e normatizações do CFC que eu iria buscar o que desejava.
Copiei e colei o artigo conforme suas palavras, mas não deixei de citar a FONTE, pois para nós(webmaster, moderadores e consultores especiais) do Forum Contábeis, é muito importante(
ao contrário de muitos que plageiam as matérias e nem se quer fazem a gentileza de citar o autor), mas não obstante a isso, o Forum está ai para quem quiser pesquisar e ver os conteúdos propostos.
Se copiei e colei esse artigo e
repito, citei a fonte, para não incorrer em infração foi simplesmente para demonstrar o mesmo ponto de vista de um outro amigo contabilista bem longe dessa capital.
Notar que sua primeira pergunta foi:
Saudações a todos os participantes do Fórum!
Afinal, qual a base legal que obriga as empresas a manterem
contabilidade?
Além da Lei 10.406/02 - Novo Código Civil, o CFC deve possuir alguma norma que enfatiza essa obrigatoriedade...
Mas além do supracitado, uma empresa que não é sociedade anônima e nem sociedade de grande porte, deve manter contabilidade baseada em que lei?
Então lhe digo meu "amigo" existe exegência maior do que a lei que você diz conhecer? eis aqui o artigo que se traduz pela obrigatoriedade da escrituração contábil a saber:
"
A obrigatoriedade está prevista no artigo 1.179 do Código Civil Brasileiro"
Agora você diz:
A minha questão se deveu (apesar de não dever explicações a ninguém), principalmente, ao fato de muitos contabilistas negarem certas obrigações que lhes são conferidas, até mesmo pela legislação profissional. Enfrento esse questionamento constantemente nos trabalhos de perícia extrajudicial que realizo e, apenas por economia de tempo, resolvi fazer a questão.
Ninguém aqui cobra ou cobrou explicações de ninguém. Então lhe digo meu "amigo" esses contabilistas a quem você se refere, estão equivocados e nada sabem ou conhecem do CEPC ou mesmo das ditas NBC T e NBC P.
Talvez devesse ter sido um pouco mais claro na questão, para não ser vítima de qualquer tipo de sarcasmo. E talvez devesse ter sido mais cuidadoso na pesquisa que efetuei e assim encontrar a resposta em outro tópico do nosso amigo Wilson. Já pedi em outras oportunidades ao Paulo que retorne a pesquisa ao formato de anteriormente, pois acho que no formato atual, como uma página do Google, fica mais difícil encontrarmos o que queremos exatamente.
Não vi "SARCASMO" por parte de ninguém, muito pelo contrário, receio que sabemos tudo e nada sabemos, pois a vida é um aprendizado, e lhe digo que nem mesmo ilstres homens que se dizem conhecedores da tal "contabiliade" sabem tudo, por que se soubessem não cometeriam esses "Desmazelos" que você mesmo trouxe até aqui:
"muitos contabilistas negarem certas obrigações que lhes são conferidas, até mesmo pela legislação profissional"Em tempo, não sei quem é "PAULO" mas sei quem é o Rogério(
o homem que criou e desenvolve o site contabeis e forum contábeis), se ele ainda não teve oportunidades de recriar o método de pesquisa pelo qual você estava "acostumado" certamente não foi ou não é por "desmazelo" mas sim por motivos técnicos. Tenha a absoluta certeza que ele trará essa ferramenta assim que possivel for.
Ps... todas as vezes que precisei de uma resposta aqui no Forum e esta veio completa com mais subsidios que eu esperava, eu, ao invés de "Criticar" o cidadão que teve a paciencia, boa vontade e principalmente companheirismo profissional, simplesmente agradeci.
Saudações.
Editado por Claudio Rufino em 23 de julho de 2009 às 13:49:57