Eduardo Martins André
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Boa Tarde!
A quem puder me ajudar, desde já obrigado.
Obs.: Tentei antes de postar aqui encontrar algum post falando sobre o assunto, mas sem sucesso.
Pois bem: Um determinado Sindicato (Isento perante o IR), possui uma cartela de sindicalizados que pagam mensalidades, e estas por sua vez são todas provisionadas mensalmente, pessoa a pessoa.
Para melhor demonstrar criei no Ativo Circulantes, uma sintética [Mensalidaes à receber] e analíticas em nome de cada um.
Por um lapso da diretoria as mensalidades que não estavam sendo pagas em dia de algumas pessoas não forão questionadas em Atas das reuniões e com isso não eram jogadas para Duvidosos nos seus respectivos exercícios, assim acumulando-as no AC e dando uma falsa informação de Superávit, ao meu ver.
Por exemplo hoje tenho na analítica: Fulano de Tal um saldo de R$ 972,00 referente a mensalidades atrazadas de 2005 até presente data.
Antes tarde do qe nunca: (rs)
Agora foi feita uma Reunião extraordinária, da qual conforme o Estatuto do Sindicado, diz pessoas que devam a mais de 1 ano sem justificativa, poderiam ser cortados.
Com base no Estatudo foram excluídas algumas pessoas.
Pergunto:
Qual a melhor forma de contabilizar a baixa destes valores:
D - Resultado do exercício (Passivo Resultados)
C - Fulano de Tal (Ativo Circulante)
Valor - R$ 972,00
Ou seria prudente eu dar a baixa de Fulano de Tal nos respectivos resultados que constam ainda demonstrados ano a ano por falta da decisão do Conselho quanto a destinação destes?
D - Superávit 2005 (Passivo Resultados)
Valor - R$ 216,00
D - Superávit 2006 (Passivo Resultados)
Valor - R$ 216,00
Assim por diante até o exercício corrente.
Mais uma vez obrigado?