x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 815

Sindicato - Mensalidades Duvidosas/Baixa

Eduardo Martins André

Eduardo Martins André

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 23 julho 2009 | 14:04

Boa Tarde!

A quem puder me ajudar, desde já obrigado.

Obs.: Tentei antes de postar aqui encontrar algum post falando sobre o assunto, mas sem sucesso.

Pois bem: Um determinado Sindicato (Isento perante o IR), possui uma cartela de sindicalizados que pagam mensalidades, e estas por sua vez são todas provisionadas mensalmente, pessoa a pessoa.

Para melhor demonstrar criei no Ativo Circulantes, uma sintética [Mensalidaes à receber] e analíticas em nome de cada um.

Por um lapso da diretoria as mensalidades que não estavam sendo pagas em dia de algumas pessoas não forão questionadas em Atas das reuniões e com isso não eram jogadas para Duvidosos nos seus respectivos exercícios, assim acumulando-as no AC e dando uma falsa informação de Superávit, ao meu ver.

Por exemplo hoje tenho na analítica: Fulano de Tal um saldo de R$ 972,00 referente a mensalidades atrazadas de 2005 até presente data.

Antes tarde do qe nunca: (rs)

Agora foi feita uma Reunião extraordinária, da qual conforme o Estatuto do Sindicado, diz pessoas que devam a mais de 1 ano sem justificativa, poderiam ser cortados.
Com base no Estatudo foram excluídas algumas pessoas.

Pergunto:

Qual a melhor forma de contabilizar a baixa destes valores:

D - Resultado do exercício (Passivo Resultados)
C - Fulano de Tal (Ativo Circulante)
Valor - R$ 972,00

Ou seria prudente eu dar a baixa de Fulano de Tal nos respectivos resultados que constam ainda demonstrados ano a ano por falta da decisão do Conselho quanto a destinação destes?

D - Superávit 2005 (Passivo Resultados)
Valor - R$ 216,00

D - Superávit 2006 (Passivo Resultados)
Valor - R$ 216,00

Assim por diante até o exercício corrente.

Mais uma vez obrigado?

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 23 julho 2009 | 16:25

Eduardo Martins André

A 2ª forma é a correta. So que faça uma planilha do Excel com todas estas informações, ou seja Nome, Mês, Valor. Totalize por ano e faça para cada ano:

Pelo extorno da apropriação
D-Ajustes Exercicios Anteriores(PS)
C-Associado Fulano de Tal

Pelo Ajuste do Superavit
D-Superávit Acumulado(PS)
C-Ajustes Exercício Anteriores

A impresão da planilha feita no excel servirá de comprovante contábil.

PS: Pelo que entendi voce tem no balanço atual uma conta de superavit para cada exercicio. Então baixe por superavit

Editado por M Messias Santos em 23 de julho de 2009 às 16:29:20

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Eduardo Martins André

Eduardo Martins André

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 23 julho 2009 | 17:01

Sr M Messias Santos

Exatamente como você entendeu...

Quanto a planilha, eu já havia feito e inclusive incorporei-a na Ata da Reunião Extraordinária realizada para tratar de tal assunto...

Mais uma vez, muito obrigado!!

Eduardo M. André

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies