Lucas, boa tarde.
Se esse gasto não tiver reembolso do funcionário para a empresa sim, você deve lançar em uma conta chamada Assistência Médica e Social no grupo de Despesas com pessoal (DRE), pois se caracteriza um gasto em que a empresa assumiu a responsabilidade. Pegando um exemplo no valor de R$50,00.
D - Assistência Médica e Social (RESULTADO)
C - Caixa (AC) - R$ 50,00
Caso venha ter reembolso deste valor do funcionário para a empresa, você deverá fazer os seguintes lançamentos.
D - DESPESAS A REEMBOLSAR (AC)
C - CAIXA (AC) - R$ 50,00
Desconto da despesa na folha do funcionário
D- Salários a pagar (PC)
C - DESPESAS A REEMBOLSAR (PC) - r$50,00
Claudevan Costa.
Contador e Consultor Tributário;
Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário;
Atuante no mercado tributário há 7 anos e apaixonado pelo estudo de tributos;