x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.980

PL depois da Lei 11.638

João Paulo Medeiros

João Paulo Medeiros

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 15 anos Domingo | 26 julho 2009 | 14:15

boa tarde,

tenho algumas dúvidas em relação ao PL com as mudanças depois da Lei 11.638, MP 449, etc

1) a conta Lucros Acumulados continua nos planos de contas para receber o resultado do periodo e depois esse lucro é passado automaticamente para a conta Reserva de Lucros?

2) quais as contas analíticas que podem ser classificadas no grupo "Reservas de Capital"

3) a conta analítica " AFAC - Aumento p/ Futuro Aumento de Capital" será contabilizada no grupo "Capital Social" ?

4) quais dessas mudanças são apenas para as sociedades por ações? as mudanças são recomendáveis para todas as sociedades?

desde já agradeço

Karin

Karin

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 27 julho 2009 | 13:55

João,

Eu liguei para o CRC da minha cidade e falei com o fiscal, ele disse que ainda não está sendo exigido pelo CRC....(pelo menos para as empresas do Simples, como no caso são a maioria dos meus clientes) .

Mas aconselho vc a dar uma ligadinha para o fiscal de plantão no CRC de sua cidade, ele vai te explicar melhor.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 28 julho 2009 | 17:25

Boa tarde, João Paulo

Respondendo suas questões na mesma ordem em que foram propostas:

1 - Sim

2 - Podem ficar neste grupo todas as contas que futuramente serão incorporadas ao Capital; abstenho-me de exemplificar contas porquê cada Plano de Contas é inerente exclusivamente à empresa que o criou

3 - Os valores de "Adiantamento para Futuro Aumento de Capital" também poderão ficar no grupo de reservas de capital, desde que este valor adiantado nunca retorne a quem o entregou

4 - Em termos contábeis é recomendável que todas as empresas, indistintamente de seu porte, natureza ou regime tributário, adotem no que lhes for cabível as inovações propostas pela legislação em espeque. Maiores detalhes podem ser encontrados na Resolução CFC 1159/2009 disponível no sítio do CRC do Estado de São Paulo.

Saudações

Em tempo: é importante observar que todos estes assuntos já estão nos arquivos do Fórum.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade