x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 2.829

Ativo Imobilizado - Balanço de abertura

Sara Lopes

Sara Lopes

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 18 maio 2017 | 13:21

Boa tarde!

Comecei a trabalhar em um escritório de contabilidade e não sei o que fazer quanto a situação de uma das empresas. Uma entidade sem fins lucrativos passou de outro contador para o escritório no qual trabalho, os saldos contábeis estavam totalmente errados (valores absurdos), por isso na época a pessoa responsável pela contabilidade fez um balanço de abertura para evidenciar os saldos corretos da contabilidade desta entidade. Porém, ao fazer este balanço de abertura a pessoa ignorou/esqueceu dos ativos imobilizados e da depreciação destes. Ou seja, 3 anos depois estou analisando esta empresa para realizar o fechamento e percebo que os bens anteriores a este balanço de abertura não foram contabilizados.
Desde este balanço de abertura houve despesas com combustível, seguro do veículo e IPVA, mas ninguém percebeu que o próprio veículo não estava contabilizado. Como proceder?

Agradeço desde já.

CLINTON AVILA MACEDO

Clinton Avila Macedo

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 18 maio 2017 | 16:32

Nesse caso, sugiro que lance o bem no exercício de 2017 (1 de janeiro 2017) junto com a depreciação acumulada até 31/12/2016. E apure o saldo da depreciação normalmente de janeiro em diante.
Peço que não considere apenas minha opinião, entre em contato com sua consultoria/suporte tributário, caso tenha, ou busque opiniões de terceiros que tenham vasto conhecimento na área.
Obs: nunca tive algum caso parecido, é apenas uma sugestão.

Grato

Sara Lopes

Sara Lopes

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 18 maio 2017 | 21:55

Eu liguei pra consultoria (e vou continuar ligando até receber uma resposta plausível) e a resposta que me deram foi pra fazer um ajuste no inicio do ano, mas ajustes só são feitos para:
1- Estornar lançamentos feitos indevidamente;
2- Complementar lançamento;
3- Transferir saldos.
E não é este o caso. Não consigo imaginar o tipo de lançamento que deveria ser feito para incluir novamente o imobilizado e a depreciação acumulada dos anos anteriores.

Maísa Fernandes Otoni de Souza

Maísa Fernandes Otoni de Souza

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 25 maio 2017 | 09:51

Olá pessoal!

Estou fazendo um balanço de abertura de uma empresa prestadora de serviços que não mantinha escrituração contábil. Tenho o inventário dos bens da empresa, mas eles não possuem nota fiscal para embasar isso. Tem alguma forma de eu registrar esses ativos e regularizar esse imobilizado.
Vi que tem o Custo Atribuído (Deemed Cost) com com a NBC TG 1000, mas não entendi se posso fazer registrar a preço de mercado ou se é somente para os ativos que tem notas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.