x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 581

Distribuidora - NFs Faturadas x Cobranças

Tatiana Chagas

Tatiana Chagas

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 30 maio 2017 | 15:09

Pessoal, boa tarde!!!

Estou com um caso em uma distribuidora que revende produtos aos clientes com os seguintes casos....

1. Os clientes possuem datas de corte para cobrança, portanto para cada NF faturada antes do corte semanal é gerado um boleto de cobrança;
2. As notas emitidas vão para uma conta TRANSITÓRIA do ativo à DÉBITO, contra RECEITA.
3. O boleto gerado CREDITA esta transitória em contra partida ao CONTAS A RECEBER, assim zerando a transitória.

Acontece que como as datas de fechamento fiscal alteram de acordo com o dia da semana que o mês termina, e de acordo com o corte de cobrança de cada cliente, acontece de haver cobranças antes de se faturar a venda.
Exemplo:

Sábado dia 29/04, - FECHAMENTO (Todas as vendas ocorridas entre 29 e 30.04 serão faturadas em 01.05)

Corte do cliente: 30/04 - Gerado cobrança referente as vendas que NÃO foram ainda faturadas, serão faturas as vendas do dia 29 apenas em 01/05.

Assim o saldo que fica nessa conta Transitória fica: (DEBITOS) Notas faturadas e não cobradas..(CREDITOS) Boletos gerados e não faturados...
Fica um saldo '(DEBITO-CREDITO) indeterminado certo?
Vcs concordam?

Pessoal... alguém tem experiencia em casos parecidos para me ajudar qual seria o melhor tratamento contabil para demonstrar uma conta desta no final do período? (QUANTO EU ENCERRO O PERÍODO A FATURAR? QUANTO EU ENCERRO O PERIODO DE SALDO A COBRAR?)

Não sei se estou misturando as visões...rs... mas considerando que ficarão na ''virada'' do período notas fiscais ''a cobrar'' e boletos gerados ''a faturar''

Qual a melhor tratativa no balancete?

Obrigada!!!!!!

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 14 junho 2017 | 09:50

TKIC,

Pela sua exposição a contabilização segue desso modo, ou seja , o modo que está fazendo está correto.

Pela emissão dos boletos
D - Transitoria
C - Receita

Pelo emissão da nota fiscal
D - Dupicatas a Receber (Clientes)
C - Transitoria

Voce terá como vc disse na conciliação os valores da conta transitória pelo menos fazemos assim aqui.

Caso tenha solucionado compartilhe conosco sua solução para enriquecimento do Forum

Daniel Alves
Contabilista

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: