x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.883

Contabilização de Doação

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 31 julho 2009 | 14:03

Cintia

Em meu nome de todos colegas do forum desejamos boas vindas.

Doações podem ser uma despesa Dedutivel ou Não Dedutível para efeito de apuração do lucro real.
Sendo cliente comun é uma despesa não dedutível
Sendo uma entidade de filantrópica de utilidade pública poderá ser dedutivel.

Por isso voce precisa detalhar o tipo de cliente , apontar onde foi contabilizado esta mercadoria e o tipo de apuração do lucro.

Art 13 da Lei 9249/95 Para efeito de apuração do lucro real e da base de cálculo da contribuição social sobre o lucro líquido, são vedadas as seguintes deduções, independentemente do disposto no art. 47 da Lei nº 4.506, de 30 de novembro de 1964:

Editado por M Messias Santos em 1 de agosto de 2009 às 09:20:11

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
CINTIA MARA OLIVEIRA SANTOS SILVA

Cintia Mara Oliveira Santos Silva

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 31 julho 2009 | 14:16

Agradeço as boas vindas!!

Para complemento da questão acima, eu tenho tanto empresa para lucro real quanto para presumido. A doação em questão é de madeira (postes e estacas) para clientes pessoas físicas e jurídicas. E as mudas de eucalípto também para pessoas físicas e jurídicas.

Uma outra questão é a contabilização de devolução nossa de vasilhames com produtos não reutilizáveis. Como proceder?

Desde já agradeço a atenção dispensada.

Atenciosamente,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade