x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 11.087

Contabilização de pagamento fora do exercício.

Leisson Gomes

Leisson Gomes

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 6 junho 2017 | 11:02

Bom dia,

Estou com o seguinte caso, alguém poderia me ajudar com a contabilização?

Foi encerrado o período de 2016 com registro do Balanço, porém identificamos que uma das guias de INSS foi reconhecida normalmente no período e o pagamento também se deu no período. Porém, o cliente não enviou a documentação de pagamento desta guia ficando assim em aberto na contabilidade o pagamento da mesma.

Como contabilizar este pagamento?

Obs.: A guia é de 10/2016. Foi paga em 01/11/2016. Foi lançado o reconhecimento porém não lançamos o pagamento por falta da documentação.
Cliente do SN.

Obrigado.

Leonardo Gabriel

Leonardo Gabriel

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 6 junho 2017 | 11:44

Bom dia amigo,

bom eu reabriria o exercício de 2016 e faria o correto, pois se não der mais para fazer isso, lançaria:

D - Imposto a pagar (exemplo)
C - Caixa

Pois se só tiver a apropriação e não der a baixa do imposto ele ficará em aberto para o senhor.

Wagner Luiz de Oliveira

Wagner Luiz de Oliveira

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 6 junho 2017 | 13:04

Boa tarde colega Leisson,

Seguindo o raciocínio do colega Leonardo Gabriel, se estiver em aberto a apropriação do INSS no passivo, é necessário dar baixa, correto? Aqui na empresa, por exemplo, nesse caso contabilizamos dando a baixa no passivo, e informamos no histórico, que se trata de um pagamento não contabilizado anteriormente, ok!

Exemplo (Seguindo o lançamento do colega Leonardo):

D - INSS a Pagar (passivo)
C - Caixa

Histórico - Pgto ref. INSS competência 10/2016, pago em 01/11/2016, não contabilizado anteriormente.

OBS.: Se reabrir o exercício 2016, já tendo enviado a ECD, terá que retificar a mesma, ok!

O exemplo que dei, é no caso de fazer a correção em 2017, ok!

Pelo menos fazemos assim, por aqui, ok!

Espero que tenha ajudado.

Grande abraço

Leisson Gomes

Leisson Gomes

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 6 junho 2017 | 14:07

Obrigado pelas Respostas.

Pensei em fazer como vc disse Wagner, porém o resultado não ficaria fora da realidade? Pois o pagamento ( desembolso de fato) ocorreu no ano anterior? Pensei tbm em fazer um ajuste conforme CPC 23 diz, porém a parcela reconhecida ficaria em aberto no passivo.

Também pensei nesta possibilidade, porem não sei se estaria certo?↓

D. Ajustes de Exercícios anteriores.
a. Caixa

e depois,

D. INSS a recolher
a. Ajustes de Exercícios anteriores.

é possível??

Leonardo Gabriel

Leonardo Gabriel

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 6 junho 2017 | 14:13

Opa meu amigo Leisson, achei muito boa a sua ultima resposta viu!

então meu amigo colocou obs.. se reabrir terá que retificar, é trabalhoso ? sim, mas é o certo pois foi pago tudo correto, só terá mais trabalho ..

mas a sua foi melhor LEISSON, pois você alem de pagar, ira zerar o ''ajuste de exercícios anteriores''.

Wagner Luiz de Oliveira

Wagner Luiz de Oliveira

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 6 junho 2017 | 14:30

Ola Leisson,

Me diz uma coisa, no momento da fechamento do Balanço (contabilização, conciliação, etc...), você conseguiu identificar o valor no extrato bancário (caso tenha sido pago por esse meio)? A questão é que se no momento da escrituração, não houve a baixa do pagamento da guia de INSS, por falta do documento, na verdade tem como ser retirado esse comprovante no site da RFB através do consulta de " Serviços para Empresas / Pagamentos e Parcelamentos / Pagamentos / Extrato de Contribuições Previdenciárias de Empresas", sendo que terá que fazer uma senha de acesso.

A questão do ajuste, seria um caso de reversão do valor apropriado, entendo que possa ser feito dessa forma, mas acredito que da forma que falei, não estaria errado não, porque estaria regularizando a situação da conta no passivo.

De qualquer forma fico feliz em ter ajudado de alguma forma, ok!

Abs.

Wagner

Marcos

Marcos

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 7 junho 2017 | 09:07

Bom dia,

Pra mim está certo também, porque pelo que entendi só ta aberto o Passivo e a despesa foi apropriada em 2016
o que você fez zera o Ajuste certinho.

Agora se a despesa com o INSS não foi apropriada pro resultado e não foi criado o passivo em 2016 aconselho isso: (por exemplo esqueceu todos os lançamentos em relação a isso)

D. Despesas de exercicios anteriores (no historico informa do que se trata)
C. Caixa

e no encerramento do exercício:

D. Lucros / Prejuízos acumulados
C. Despesas de exercicios anteriores

Abraços a todos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade