x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 3.941

antecipação de pagamento de energia

Marcílio Silva

Marcílio Silva

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 30 julho 2009 | 22:36

Trabalho com um sistema de contabilidade integrado, estou com dúvida quanto a pagamento de energia,água etc..., sei que é pago em um mês, mais o custo é do mês anterior.

Acontece o seguinte o pessoal aqui da entrada na conta de energia no sistema no mês certo, é o pagamento e feito no quinto dia do mês seguinte, e só depois do pagamento e dado baixa no sitema, ( debitanto a conta energia e debitando o caixa) nest altura o mês anterior já estar fechado. Como deveria fazer neste caso, daria a baixa no sistema com data retroativa ao mês da despesa? ou faria uma provisão? Se alguém que faz este procedimento poder mim ajudar ficarei grato

Att,
Silva

Tópico movido por Ricardo C. Gimenez para esta sala em 30 de julho de 2009 às 22:50:03.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 31 julho 2009 | 07:50

Bom dia Silva,

A conta de energia deve ser registrada contabilmente no mês de competência a débito da conta "Despesas com energia elétrica" e a crédito da conta "Fornecedores - Fonecedor de Energia Elétrica".

Quando do pagamento (no mês seguinte) deve ser efetuado o registro contábil a débito da conta "Fornecedores - Fornecedor de Energia Elétrica" e a débito da conta "Caixa" ou "Bancos Conta Movimento"

Vale dizer que a conta de energia elétrica deve ser provisionada (sim) porque paga-se em meses diferentes da competência da despesa.

Nota
As contas indicadas acima devem obedecer à seu Plano de Contas, assim no grupo de Fornecedores, em lugar de "Fornecedor de Energia Elétrica" use o nome da empresa responsável pelo fornecimento.

...

SÉRGIO MENDES ALVES

Sérgio Mendes Alves

Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 31 julho 2009 | 07:51

É preciso uma previsão, contemplando as normas contábeis. Seu questionamento aponta essa preocupação. Faça uma provisão para estas despesas no mês vigente. Ao fechar o mês estas despesas estarão provisionadas bastando sua reversão no mês seguinte.

Sergio Mendes Contabilidade
https://www.smcont.com.br
Tel. 21 3586-2052
Marcílio Silva

Marcílio Silva

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 31 julho 2009 | 11:56

Caros Colegas ainda estou um pouco perdido neste assunto de provissão gostaria de uma dica, meu lançamento foi o seguinte.

Junho de 2009

D-despesa com energia elétrica (CR) R$74.000,00
C-Fornecedores (P) R$74.000,00

Pelo pagamento no dia 5 de julho

D- Fornecedores R$74.000,00
C- C Banco R$74.000,00

Como Provissionaria este lançamento?
Sei que é uma pergunta meio inocente mais e melhor perguntar doque fazer errado

Abraço

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 31 julho 2009 | 16:47

Boa tarde Siva,

Ao elaborar o registro contábil primeiro, ou seja, débito da conta "Despesas com energia elétrica" e crédito da conta "Fornecedores" você já está provisionando (criando a provisão) para estas despesas.

Isto porque "provisionar" significa reconhecer a obrigação de pagar a referida despesa.

...

Editado por Saulo Heusi em 2 de agosto de 2009 às 20:49:46

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade