x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 13

acessos 29.802

Contabilização de Amostra gratis sem retorno

Marcílio Silva

Marcílio Silva

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 31 julho 2009 | 11:44

Estou Com a seguinte dúvida.

Recebi uma nota fiscal de amostra gratis com a cfop 5.911 especificando na nota materia para amostra gratis sem posterior retorno, Gostaria de saber como contabilizo esta entrada?

Eu Contabilizei da seguinte forma

D- estoque de material de consumo (A)
C- outrea receitas operacionais (CR)

Tópico movido por Ricardo C. Gimenez para esta sala em 31 de julho de 2009 às 13:38:50.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 31 julho 2009 | 13:51

Boa Tarde Silva!

Em primeiro lugar, gostaria de alertá-lo a sempre verificar a sala correta para se postar uma dúvida e, principalmente, a sempre fazer uma pesquisa antes de postar a dúvida.

Se a pesquisa tivesse sido feita, certamente encontraria esta postagem e, certamente teria a dúvida sanada mais rapidamente.

Mesmo assim, se persistirem as dúvidas, volte a postar!

Bons estudos!

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Marcílio Silva

Marcílio Silva

há 15 anos Sexta-Feira | 31 julho 2009 | 19:59

Tudo Bém Wilson?
Antes gostaria de dizer que este forum ja mim ajudou bastante através das pesquisas feita por mim, e que as vezes mesmo pesquisando ainda nós surgem algumas duvida, foi este o meu caso neste momento, inclusive este poste que você colocou foi o primeiro que encontrei.
Tanto é que fiz o recebimento baseado nas questões apresentada, fiquei na dúvida, quanto ao lançamento da distribuição

Pela distribuição:

D - Despesa com Vendas (Conta de Resultado)**

C - Estoque (Ativo Circulante)

Pois recebi o material sem custo e sem posterior retorno,e a parte de despesa com vendas mim deixou meio confuso. E pra completar aida veio destacado o ICMS.
Pois vou ter de zera estas contas pois o material que recebi e um material de consumo e vai acabar, portanto eu terei de dar baixa no mesmo.

Se você ou outro colega podesse mim da uma dica de como eu fasso este procedimento por completo ficaria muito grato.

Tenham Todos um bom final de semana.

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sábado | 1 agosto 2009 | 09:09

Bom dia Silva!!

Comigo está tudo bem, graças a Deus.
Espero que com você também.

Alegro-me em saber que o Fórum tem te ajudado muito quando você faz as pesquisas. Este é o "espírito" do nosso Fórum: Ajudar aos amigos com dúvidas.
Parabéns e espero que sirvamos de exemplo a todos para que sempre façam primeiro uma pesquisa, para depois postar a dúvida.
Apenas uma ressalva: Como você disse que havia encontra a referida postagem e mesmo assim ficou com dúvidas, poderia ter postado a dúvida naquela mesma postagem. Desta forma facilitaria mais aindas as futuras pesquisas de nossos colegas.

Bom, voltando ao assunto de sua dúvida, pelo que eu entendi, a amostra grátis recebida será consumida pela empresa. Estou correto??
Se isto for, precisamos saber se será consumida diretamente na produção do produto final da empresa (custo) ou será consumido em outro setor, como por exemplo, na limpeza do escritório (despesa)??

Como disse o nosso amigo Cláudio Rufino nesta postagem e, que você disse já ter entendido (vou apenas repetir para uma melhor entendimento dos demais colegas), pela aquisição da amostra grátis, a contabilização será da seguinte maneira:

D - Estoque (Ativo Circulante)
C - Outras Receitas Operacionais (Conta de Resultado)*

*O valor correspondente à amostra grátis recebida está sujeito à incidência do Imposto de Renda Pessoa Jurídica, da Contribuição Social sobre o Lucro, da Cofins e do PIS-Pasep (art. 218 do RIR/1999, arts. 2º e 3º da Lei nº 9.718/1998; art. 1º da Lei nº 10.637/2002; e art. 1º da Lei nº 10.833/2003).

Até aqui tudo bem. Sua dúvida é na "baixa" deste produto pelo uso da empresa.
Ainda tomando como base as informações dadas pelo nosso amigo Cláudio Rufino, temos que o lançamento desta baixa poderá ser feito da seguinte maneira:

"D - Despesa com Vendas (Conta de Resultado)**

C - Estoque (Ativo Circulante)

**O valor correspondente às amostras grátis distribuídas é dedutível, como despesa de propaganda, para fins de apuração do lucro real e da base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro (Art. 366 do RIR/1999 e art. 2º da Lei nº 7.689/1988)
".

Neste exemplo dado pelo amigo Cláudio Rufino, ele está considerando que o produto será distribuído aos clientes da empresa, reforçando o setor de Marketing (Propaganda).
Como no seu caso é consumido na empresa, voce irá apenas verificar em que setor o bem foi consumido para determinar qual conta será utilizada e se esta é ou não é dedutível para fins de apuração do lucro real e da base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro.
Digamos que, por exemplo, a empresa irá consumir esta amostra grátis diretamente na produção de seu produto final. Nesta caso, você irá, ao invés de Debitar a conta "Despesa com Vendas (Conta de Resultado)", Debitar como "Custo de Produção (Conta de Resultado)".

Visite o meu Facebook.
***CCB
Marcílio Silva

Marcílio Silva

há 15 anos Domingo | 2 agosto 2009 | 19:40

Obrigado Wilson e justamente isto que acontece esta amostra gratis foi usada no meu produto final, fico feliz por poder contar com este forum, pois estou começando agora e você sabe que no começo tudo que acontece e novidade. Se não for muito encomodo gostaria de tirar mais uma dúvida sobre este assunto. É que veio dois produtos diferênte e de empresa diferêntes, só que um veio destacando o icms, eu posso mim creditar deste imposto?

Att,
Silva, um Abraço

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 3 agosto 2009 | 08:18

Bom dia Silva!

Sobre o crédito do ICMS, eu não sei te responder com toda a certeza, pois trata-se do ICMS/SP e eu sou de MG, mas creio eu que você poderá sim creditar do ICMS.

Aconselho você a fazer uma consulta no RICMS/SP para confirmar.

Visite o meu Facebook.
***CCB
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 3 novembro 2009 | 17:24

Boa tarde, Rosana

Embora esta sala seja exclusiva aos assuntos de "Contabilidade em Geral" e suas dúvidas sejam pertinentes à sala de "Legislações Estaduais e Municipais", aproveito esta oportunidade para sugerir a leitura deste tópico, com créditos a Cláudio Rufino.

Ao analisar a minha indicação certamente a sua primeira pergunta será respondida, já a outra pergunta deve ser pesquisada na sala adequada e se a busca for infrutífera, a pergunta deve ser colocada na sala correta.

Bons estudos

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Davi

Davi

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 30 dezembro 2009 | 14:47

Ainda falando sobre contabilização de amostra, quando recebo um material para conhecimento, teste, sem posterior retorno, lanço a crédito de receita e a débito de? Se jogar em estoque, como vou baixar, visto que não irei utilizá-lo no processo produtido?
Se alguém puder me ajudar, ficarei grato.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quarta-Feira | 30 dezembro 2009 | 23:03

Boa noite Davi,

Se você nos disser de que material estivemos falando e onde vai testá-lo, facilitará a resposta a ser dada e a obterá com maior rapidez.

...

Davi

Davi

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 4 janeiro 2010 | 09:31

Saulo, bom dia.

Agradeço seu retorno.
O material em questão é uma peça utilizada como matéria-prima, e como estamos pensando em trocar de fornecedor, solicitamos a outro o envio desta amostra para verificar, isto é, somente para conhecimento, não vou utilizá-la no processo produtivo. Cheguei a fazer uma consulta, e me disseram que eu deveria jogar no estoque, mas a minha dúvida é essa, se eu jogar no estoque, quando darei baixa nesta peça se não vou utilizá-la?
Grato pela atenção.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade