Bom dia Silva!!
Comigo está tudo bem, graças a Deus.
Espero que com você também.
Alegro-me em saber que o Fórum tem te ajudado muito quando você faz as pesquisas. Este é o "espírito" do nosso Fórum: Ajudar aos amigos com dúvidas.
Parabéns e espero que sirvamos de exemplo a todos para que sempre façam primeiro uma pesquisa, para depois postar a dúvida.
Apenas uma ressalva: Como você disse que havia encontra a referida postagem e mesmo assim ficou com dúvidas, poderia ter postado a dúvida naquela mesma postagem. Desta forma facilitaria mais aindas as futuras pesquisas de nossos colegas.
Bom, voltando ao assunto de sua dúvida, pelo que eu entendi, a amostra grátis recebida será consumida pela empresa. Estou correto??
Se isto for, precisamos saber se será consumida diretamente na produção do produto final da empresa (custo) ou será consumido em outro setor, como por exemplo, na limpeza do escritório (despesa)??
Como disse o nosso amigo Cláudio Rufino nesta postagem e, que você disse já ter entendido (vou apenas repetir para uma melhor entendimento dos demais colegas), pela aquisição da amostra grátis, a contabilização será da seguinte maneira:
D -
Estoque (Ativo Circulante)
C - Outras Receitas Operacionais (Conta de Resultado)*
*O valor correspondente à amostra grátis recebida está sujeito à incidência do
Imposto de Renda Pessoa Jurídica, da Contribuição Social sobre o Lucro, da
Cofins e do
PIS-Pasep (art. 218 do RIR/1999, arts. 2º e 3º da Lei nº 9.718/1998; art. 1º da Lei nº 10.637/2002; e art. 1º da Lei nº 10.833/2003).
Até aqui tudo bem. Sua dúvida é na "baixa" deste produto pelo uso da empresa.
Ainda tomando como base as informações dadas pelo nosso amigo Cláudio Rufino, temos que o lançamento desta baixa poderá ser feito da seguinte maneira:
"
D - Despesa com Vendas (Conta de Resultado)**
C - Estoque (Ativo Circulante)
**O valor correspondente às amostras grátis distribuídas é dedutível, como despesa de propaganda, para fins de apuração do lucro real e da base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro (Art. 366 do RIR/1999 e art. 2º da Lei nº 7.689/1988)".
Neste exemplo dado pelo amigo Cláudio Rufino, ele está considerando que o produto será distribuído aos clientes da empresa, reforçando o setor de Marketing (Propaganda).
Como no seu caso é consumido na empresa, voce irá apenas verificar em que setor o bem foi consumido para determinar qual conta será utilizada e se esta é ou não é dedutível para fins de apuração do lucro real e da base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro.
Digamos que, por exemplo, a empresa irá consumir esta amostra grátis diretamente na produção de seu produto final. Nesta caso, você irá, ao invés de Debitar a conta "
Despesa com Vendas (Conta de Resultado)", Debitar como "
Custo de Produção (Conta de Resultado)".