x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 6.767

numerarios entre filial e matriz

CRISTIANE SILVA

Cristiane Silva

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 31 julho 2009 | 14:36

Ola, boa tarde.

Temos uma matriz e duas filiais (a contabilidade é feita separada, mesmo plano de contas), sendo que uma das filiais fechou em 2008 (ainda não foi baixada), seu estoque foi vendido. Foi tudo contabilizado (lançado), ela ficou com c.sindical a pagar. Pergunto:
1 - Como vamos proceder com o valor que ficou em caixa da filial? Tenho que transferir para Matriz, mas quais lançamentos?
2 - Tenho que deixar em caixa esse valor da contribuição sindical a pagar?
3 - Tem INSS e ICMS a compensar dessa filial, pode ser repassado para Matriz?

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 31 julho 2009 | 15:33

Boa tarde Cristiane!

Olha, a questão do caixa, você tem que transferir o numerário para a conta caixa matriz. As transferências normalmente são feitas com emissão de recibos e transferidos entre as contas caixa de cada filial ou matriz. Quanto ao INSS e ao ICMS à compensar, sugiro que você verifique junto aos órgãos do INSS e Secretaria da Fazenda se são passíveis de serem aproveitados na matriz, se forem faça o lançamento de transferência da filial para a matriz e aproveite fazendo a compensação com outros à recolher da matriz. Caso não possam ser compensados você terá que fazer a baixa em despesas indedutíveis.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
CRISTIANE SILVA

Cristiane Silva

há 15 anos Sexta-Feira | 31 julho 2009 | 16:00

Gilberto, ainda tenho uma dúvida:

Vou transferir o saldo do caixa da Filial para Matriz, Na filial faço o lçto de:
C - Cx
D- c/c Matriz

e na matriz D -cx
C - C/c Filial.

Pergunto:
Na matriz vai continuar sempre aparecendo essa conta: C/c Filial, mesmo que ela tenha fechado e estejamos fazendo a baixa dela?

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 31 julho 2009 | 16:17

A conta caixa da Filial ficará com saldo zero, permacecerá no Plano de Contas, mas não aparecerá no balanço.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
CRISTIANE SILVA

Cristiane Silva

há 15 anos Sexta-Feira | 31 julho 2009 | 16:21

Desculpe, Gilberto. As contas caixa eu entendi que uma zera e a da matriz aumenta, mas o caso é que minha contabilidade é separada, tenho que fazer 2 lçtos na filial e 2 lçtos na matriz. Esse outro lçto na matriz é que me refiro, vai ficar aparecendo no balancete da Matriz: "c/c Filial " ???

Eduardo Dos Santos Ferreira

Eduardo dos Santos Ferreira

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 5 outubro 2010 | 09:48

Bom dia!!!
a melhor maneira de acertar seu caixa é fazer esse lançamento de transferencia de caixa quando o balanço estiver unificado, isto é, ao juntar os dois, posto que assim vc consegue zerar a conta filial e aumentar a da matriz. Destaca- se que voce entrega a declaração de imposto de renda no cnpj da matriz, por isso vc faz esse lançamento apos juntar as duas contabilidades em uma terceira com o cnpj da matriz

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade