x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 3.562

Montagem de laboratório - Contabilizar imobilizado

Teresa Lira Fraga

Teresa Lira Fraga

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 9 junho 2017 | 18:05

Senhores,
Gostaria de contar com o auxílio no esclarecimento de uma dúvida. Estamos montando um laboratório de análises químicas, biológicas, etc. É a instalação para início de atividades. Para tal, estamos adquirindo uma série de materiais, que em tese, em virtude de suas características de pequeno valor e baixa vida útil, não estariam enquadrados no ativo imobilizado. No entanto, por se tratarem de materiais que vão compor a estrutura inicial do laboratório, e considerando o volume que será adquirido, é possível imobilizar esses materiais? Não individualmente, gerando controle, claro, mas em lotes ou em alguma conta de instalações? Se afirmativo, como se daria essa contabilização?
Agradeço sincera e antecipadamente.

Leonardo Gabriel

Leonardo Gabriel

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 7 anos Sábado | 10 junho 2017 | 15:36

Olá Teresa, peguei uma empresa assim esta semana... tudo que vier como material te que ser lançado como ativo sim.. lembrando-se que tem que ativar item por item das notas fiscais de entradas (compras)..

no meu caso foi hospital , ou seja ativamos tudo... cadeiras, mesas, telefones, macas...

a contabilização deverá ser feita de acordo com o produto.

ex:. maca - maq. e equipamentos.
computador - processamentos de dados

e assim por diante.. espero ter ajudado..

caso algum amigo nosso queira completar ou corrigir .. estamos ai rs.

abraços.

SÉRGIO CAMPANHA
Articulista

Sérgio Campanha

Articulista , Técnico Contabilidade
há 7 anos Domingo | 11 junho 2017 | 05:47

Boa noite amigos.

Eu só faria uma distinção, pois dentre estes chamados MATERIAIS, poderão haver lotes de SERINGAS DESCARTÁVEIS, MEDICAMENTOS, MATERIAIS PARA CURATIVOS, ENTRE OUTROS, que deverão ser contabilizados como ESTOQUES, e não serão imobilizados. Materiais de Uso distintamente de Materiais Permanentes.

SC

Sérgio Campanha
Teresa Lira Fraga

Teresa Lira Fraga

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 12 junho 2017 | 10:44

Agradeço as respostas, porém creio que não soube me expressar. Não me refiro a bens comumente imobilizados. Me refiro a pipetas e pequenos instrumentos de baixo valor. Também não me refiro a materiais descartáveis. Em verdade não se trata de laboratório de análises clínicas de saúde. Não há seringas e esse tipo de material.

SÉRGIO CAMPANHA
Articulista

Sérgio Campanha

Articulista , Técnico Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 12 junho 2017 | 12:24

Olá Tereza,

Como o tópico já estava andando quando eu entrei, também não atentei para a sua descrição, pois na minha leitura seria um laboratório de análises clínicas pela resposta dada anterior a minha. E quanto a questão, as pipetas e pequenos instrumentos ou ferramentas de análises químicas que na verdade compõe o acervo imobilizado de uma entidade da área química, se constitui como Imobilizado sim, pois devido a grande quantidade, pode se imobilizar de acordo com um lote de certo tipo de material. É incrível pensar que numa hotelaria, por exemplo, roupas de cama entre outros bens como talheres e pratos, são itens imobilizados para aquela atividade. Se você pensar em PARTES E PEÇAS também, ou seja, a formação de lotes de itens que seriam DESPESAS COM MATERIAIS PERMANENTES pelo seu baixo valor unitário, uma vez unificados numa possível NF do vendedor a vocês no seu conjunto, poderão ser imobilizados, eventualmente, e conforme a atividade. As contas contábeis para estes casos, Hotelaria no exemplo citado, ou Laboratório Químico/Biológico, no seu caso, são bem específicas e de menor tempo previsto para suas depreciações. Cabe uma pesquisa.

Att.

SC

Sérgio Campanha

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade