x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 960

Anderson

Anderson

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 4 agosto 2009 | 11:54

Bom dia.

Uma empresa compra um terreno,(imóveis), da inicio a construção do prédio tendo despesas todos os meses, certo periodo, a empresa vende essa construção junto c/ o terreno.
Minhas duvidas são:
Essas despesas com construção eu lanço em uma conta do próprio imobilizado (edificações e cosntruções)?
E na venda tenho que somar os valores do terreno com o de edificações? e qual contadevo fazer os lançamentos para a baixa?
Devo pagar imposto sobre qual valor?
grato.

Editado por Anderson Forte em 4 de agosto de 2009 às 12:00:53

Alberlan Matos

Alberlan Matos

Prata DIVISÃO 2 , Sócio(a) Proprietário
há 16 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2009 | 23:08

Anderson

Os valores gastos com as constr~uções no terreno devem ser lançadas no grupo de Imobilizado em Andamento no subgrupo de Obras Civis. Quanto as obras estiver concluida, todo os valores incorridos deve ser transferido para Edificios em operação.

O valor do terreno permanece inalterado. E na ocasião da venda, você terá que baixar o Terreno e Edificios (se estiver concluido) ou Imobilizado em Andamento (se não estiver pronto). A contra partida é a conta de Valor residual redutora da operação de venda do Imobilizado. O imposto será apurado somente sobre o eventual ganho na operação de venda.

Exemplo: O terreno custa 100.000,00 e você vendeu por 110.000,00. O tributo devera ser calculado somente sobre os 10.000,00.

Espero ter ajudado um pouco.

Um abraço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies