Antonio Rocha Neto
Iniciante DIVISÃO 1 , AprendizBom dia a todos,
Meu cadastro é novo mas há um tempo acompanho as dicas que os colegas dão aqui.
Minha esposa está querendo montar um negócio, e surgiram algumas dúvidas em relação a alguns aspectos contábeis/tributários.
Já pesquisei bastante no fórum, mas algumas dúvidas ainda estão sem resposta.
Portanto, peço ajuda para que os colegas me mostrem onde estas informações estão aqui no fórum.
A situação é a seguinte: a ideia dela é comprar algumas coisas em São Paulo (especialmente roupas femininas) e revendê-las no interior de Minas Gerais. Ela quer fazer tudo dentro da lei.
A ordem será mais ou menos a seguinte:
1- a mercadoria será comprada em São Paulo, e trazida com a nota fiscal em veículo próprio (carro particular).
2- será dada a entrada de mercadoria na empresa (que será optante pelo SIMPLES) e depois ela será distribuída nos pontos de venda (geralmente salão de cabelereiro, que ganhará uma comissão para vender as mercadorias). Ela está pensando em fazer um contrato de pessoa jurídica (minha empresa) para pessoa (MEI do dono do salão).
3- na venda, o valor será pago através da maquininha de cartão (da empresa dela) ou em dinheiro, para o dono do salão, que irá depositar o valor (já descontado a parte dele) na conta da empresa dela. A nota fiscal de venda de mercadoria será enviada diretamente para o e-mail do comprador da mercadoria (o dono do salão colherá os dados).
Agora vem as dúvidas dela:
a) A nota que a loja que vendeu vai emitir não pode ser cupom fiscal, pois o cupom fiscal não pode ser utilizado para dar entrada em mercadoria para revenda, certo?
b) Há algum problema na mercadoria vir em carro particular (considerando que ela terá nota)? O carro deve parar no posto de fiscalização na divisa de Minas com São Paulo?
c) a melhor hipótese é realmente um contrato PJ - PJ?
d) Essa mercadoria tem que ir acompanhada de nota fiscal ?? (para essa pergunta eu já encontrei uma excelente resposta do colega Valdemir João Albanes)
e) na venda eu posso emitir apenas cupom fiscal, certo? (também respondida pelo caro colega Valdemir)
Portanto, pessoal, caso alguém saiba estas respostas ou saiba onde eu posso encontrá-las por favor me responda.
Muito obrigado e um abraço,
Antonio