Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 486

Veículo no ativo fixo de uma empresa com seguro

Guilherme Tiesi

Guilherme Tiesi

Iniciante DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Administrativo
há 8 anos Terça-Feira | 4 julho 2017 | 10:00

Bom dia !
Possuo um cliente que tem duas empresas com atividades iguais, porém com dois CNPJ's diferentes.
Ocorre que o mesmo comprou uma máquina (trator) para o ativo da empresa 1, porém fez o seguro em nome da empresa 2.
Como se isso não bastasse, por azar a mesma máquina deu PT (Perca total). O cliente entrou em contato com o seguro, agora a empresa seguradora quer que ele mande a nota fiscal em nome da empresa 2, pois foi o nome que foi feito o seguro. O que pode ser feito nesse caso ? Não consigo pensar em nenhuma saída plausível. Pensei em emitir uma nota de venda da empresa 1 para a 2, porém o ocorrido foi à alguns dias atrás, e não conseguirei emitir com data retroativa. Alguém consegue pensar numa saída ? Agradeço desde já !

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 4 julho 2017 | 11:24

Guilherme,

Quando da contratação do seguro não foi enviada a nota fiscal para a seguradora? Nessa época ela já deveria questionar isso.

Porém, em linhas gerais essa operação não poderia ter sido realizada, pois não houve separação entre as empresas. O que é de A é de A e o que é de B pertence à B. Qualquer operação que venha a envolver as duas deve ser formalizada legalmente (nota fiscal de venda, contrato de mútuo, etc.), observando a devida tributação.

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Soluções contábeis completas;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
* RJ e PR

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade