Douglas
Bronze DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadePrezados, boa tarde.
Gostaria de tirar uma dúvida sobre qual a melhor forma de contabilizar Reembolsos de despesas.
1 - Faço a contabilidade de duas empresas com CNPJ's diferentes, cujo os sócios são os mesmos, que funcionam no mesmo espaço, só que somente uma delas que pagam as despesas administrativas(agua, luz, aluguel, etc...). Então está ocorrendo que o fluxo de caixa esta ficando negativo.
Gostaria de implantar um regime de reembolsos para equilibrar proporcionalmente tais despesas para a outra empresa.
Quais contas que eu poderia utilizar para esses lançamentos ?
Ex.
Pelo pgto de aluguel de R$ 20.000,00
Empresa A
D - Despesas de Aluguel - 10.000,00
D - ?? - 10.000,00
C - Banco - 20.000,00
Pela devolução
Empresa B
D - Despesa de Aluguel - 10.000,00
C - Banco - 10.000,00
Pela baixa
Empresa A
D - Banco
C - ??
Qual conta eu coloco esse ativo ?
E se preciso de algum documento relatando tais rateios dessas despesas ?