x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 13.135

Honorários contábeis

Ana Julia Pereira da Silva

Ana Julia Pereira da Silva

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 14 anos Quinta-Feira | 6 agosto 2009 | 13:47

Gostaria de saber como devo cobrar pelos serviços contábeis.

Verifico que em várias profissões regulamentadas os Conselhos de classe ou os Sindicatos determinam os valores dos honorários, mas na classe contábil a questão é tão fraca.

Como determinar os valores dos serviços?

Fere a etica contabil colocar dentro do escritório uma tabela com os nossos serviços e valores?

Agurado a ajuda de vocês.

Um grande abraço!

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 6 agosto 2009 | 16:03

Boa tarde, Ana Júlia


Com vistas às regras de concorrência livre, nada impede que você cobre um preço justo por seus serviços, de acordo com seus critérios, ou então que o seu escritório tenha uma tabela própria.

Em geral as associações profissionais dos contabilistas criam uma tabela com sugestão de preços mínimos dos serviços prestados no intuito de evitar a nefasta prática de alguns contabilistas tirar clientes de outros somente cobrando honorários miseravelmente menores, o que frontalmente atinge o disposto no Art. 8º do Código de Ética Profissional do Contabilista:

Art. 8º: É vedado ao Contabilista oferecer ou disputar serviços profissionais mediante aviltamento de honorários ou em concorrência desleal.
Fonte: Resolução CFC 803/96

Maiores detalhes você poderá obter na Delegacia do CRC de sua cidade.

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Fernando Bernardo

Fernando Bernardo

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 7 agosto 2009 | 13:18

Realmente é muito complicado quando se fala em honorários contábeis. Existem infelismente muitos contadores e escritórios que cobram valores realmente baixos, onde a prestação dos serviços não passam de calcular e emitir guia para pagamento e cobram a parte as declarações que enviam.

Eu mesmo já fui consultado por uma empresa pois a mesma não estava satisfeita com os serviços de um colega, ao dizer os serviços que eu iria oferecer o proprietário ficou eufórico e disse que era isso que ele procurava, mas ao falar o valor do meu honorário ele disse que estava muito caro em relação ao outro contador.

Quando ele me disse os serviços que o colega lhe prestava eu entendi o porque da insatisfação do cliente e do valor baixo de honorário que cobrava.

Eu presto serviços a entidades religiosas, empresas no Simples Nacional e Lucro Presumido isso depende muito do porte da empresa, o número de funcionários que a mesma possui, o ramo de atividade entre outros requisitos.

Temos que valorizar a nossa classe e sempre ter a ética profissíonal e as normas contábeis em primeiro lugar.

espero ter ajudado.

Editado por Fernando Bernardo em 7 de agosto de 2009 às 13:30:56

Amauri F. de Souza

Amauri F. de Souza

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 23 março 2011 | 00:40

Bom. Hoje fiquei muito chateado com a situação sobre valors cobrados.

Em conversa com um amigo empresario sobre o desejo de abrir o meu proprio escritorio me perguntou o valor que cobraria por tal serviço.
Fiz como base o valor do escritorio que trabalhei e sai faz uma semana.
Quando falei, me disse se estava disposto a fazer o serviço a ele, e disse que sim. Quando me falou o valor que o outro contador que trabalha pra ele cobrava, me assustei pois o valor que o escritorio que trabalhava e o valor que comentei com ele era muito menor. Exemplificando com valores ficticios.
Contador atual 80,00 e eu 45,00.
Ele comentou com o seu contador e o mesmo disse que queria os meus dados e que me denunciaria ao CRC.
Estou preocupado. O que posso fazer se os serviços que ele deseja o meu preço esta bom.
Se o mesmo fizer a denuncia como devo me defender.
Amo a profissão e apos 36 anos de espera. Estou tendo chances reais de trabalhar por conta propria. E agora ? Como proceder?
Pois o empresario quer que trabalhe pra ele. Pois a minha proposta não foi o valor menor e sim os serviços oferecidos.

Fernando Bernardo

Fernando Bernardo

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 23 março 2011 | 09:40

Caro amigo Amauri, se esse seu amigo apenas perguntou os valores sem falar o que ele paga ao contador dele, sem problemas. Agora se você sabia o valor que o contador dela cobrava e informou um preço menor com a intensão de ele trocar de contador, ai fica complicado para você. Veja o que diz Artigo 8 da Resolução CFC 803/96.

Art. 8º: É vedado ao Contabilista oferecer ou disputar serviços profissionais mediante aviltamento de honorários ou em concorrência desleal.Fonte: Resolução CFC 803/96


Converse com outros donos de escritório para você verificar o quanto eles cobram pelos mesmos serviços que você vai prestar, isso para o seus valores não ficarem muito acima ou muito abaixo.

Espero ter ajudado.

EDINALDO VIEIRA SANTOS

Edinaldo Vieira Santos

Iniciante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 18 maio 2011 | 00:01

Prezados Senhores boa noite!

Sou técnico te contabilidade mas nunca exerci a profissão. Atualmente estou cursando a graduação pela Universidade Federal de Sergipe e preciso de alguns esclarecimentos para um trabalho que estou fazendo sobre o art 8º do capítulo III do Código de Ética do profissional contábil. Em relação ao aviltamento de honorários eu li nas mensagens acima, mas alguém poderia me citar um exemplo prático, que não tenha relação com o valor dos honorários, do que seja a concorrência desleal?
Outro questionamento: nos estados em que os sindicatos não fixaram tabela de honorários como saber o que é realmente justo e o que é boicote? Os sindicatos não tem a obrigação de elaborar uma tabela?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.