x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 22.670

Licença de Software

Sandra Ferreira de Deus

Sandra Ferreira de Deus

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Segunda-Feira | 10 julho 2017 | 09:08

Bom dia Pessoal, tudo bem?
Estou com uma dúvida com respeito à contabilização de aquisição de Licença de Software. Pesquisei aqui no fórum e só encontrei respostas muito antigas. Minha dúvida e a seguinte:
Hoje em dia ainda se lança licença como ativo intangível?
Antigamente sei que era lançado, mas como está sempre mudando, fiquei na dúvida.
Tenho um cliente que adquiriu uma licença no valor de R$ 2.931,80, e estou na dúvida se lanço no Ativo Intangivel ou lanço diretamente na despesa.
Poderiam me ajudar?

Obrigada

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 10 julho 2017 | 11:48

Ola Sandra

Sugiro a leitura e o estudo do CPC 04 Ativo Intangivel ( ver item 9 em diante ).

http://static.cpc.mediagroup.com.br/Documentos/187_CPC_04_R1_rev%2008.pdf

Conforme item 12 do CPC
12. Um ativo satisfaz o critério de identificação, em termos de definição de um ativo intangível,
quando:
(a) for separável, ou seja, puder ser separado da entidade e vendido, transferido, licenciado, alugado ou trocado, individualmente ou junto com um contrato, ativo ou passivo relacionado, independente da intenção de uso pela entidade; ou
(b) resultar de direitos contratuais ou outros direitos legais, independentemente de tais direitos serem transferíveis ou separáveis da entidade ou de outros direitos e obrigações.

Para responder seu questionamento é preciso verificar se este Ativo atende os critérios da Norma, se ele é Identificável, Controlável e se é gerador de benefícios econômicos futuro.

O software é necessário, ou seja, sem ele a empresa conseguira dar continuidade em seus negócios, se sim, então despesas caso dependa dele Ativo.

Esperto ter ajudado.

Daniel Alves
Contabilista

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade