x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 988

ELIAS R MARQUES

Elias R Marques

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 6 agosto 2009 | 23:10

Oi pessoal

tenho alguma duvidas no fechamento de balanço de alguns clientes (microempresa), se alguem puder me ajudar, desde ja agradeço. Vejam bem:

Acredito que este é um problema de muitos...

É comum, pelo menos na minha regiao, que parte das pequenas empresas nao emitirem notas de vendas o suficiente para cubrir os custos e despesas, consequentemente na hora de fechar o balanço, nao tem receitas comprovadas...

Conheço contadores que de forma ilegal, segundo eles dá um jeitinho, omite despesas para nao dar prejuizo ano após ano. Pegam emprestimos ficticios etc, etc.

O cliente é do tipo despreocupado. Acredito que para sobreviver, da uma de Joao sem braço, nao entende, nao sabe, se esquece de tudo e diz que ninguém falou nada... e aí. Se acontecer alguma coisa a culpa é do contador.

Pergunto: qual é o meio legal para resolver esta situação, "sem o jeitinho", considerando que voce precisa do cliente. É melhor descartar a possibilidade de convencê-lo de que é melhor emitir notas de vendas. É impossivel convencê-los, alguns tem trinta anos de comercio e sempre foi assim.

Se tenho despesas para escriturar e nao tem saldo no caixa, deixo de lançar, ou lanço e deixo o caixa negativo?

Aguardo sugestoes dos colegas.

Elias Marques

Editado por Elias R Marques em 6 de agosto de 2009 às 23:15:04

Tópico movido por Wilson Fernando A. Fortunato*** para esta sala em 7 de agosto de 2009 às 09:01:20.

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 7 agosto 2009 | 09:25

Elias, na mesma ordem proposta por voce

Oi pessoal

tenho alguma duvidas no fechamento de balanço de alguns clientes (microempresa), se alguem puder me ajudar, desde ja agradeço. Vejam bem:

Acredito que este é um problema de muitos...

É comum, pelo menos na minha regiao, que parte das pequenas empresas nao emitirem notas de vendas o suficiente para cubrir os custos e despesas, consequentemente na hora de fechar o balanço, nao tem receitas comprovadas...
Surge, um problema crônico nos estoques dessas empresas, eles acabam ficando vultosos já que não há saída com efeito, configura sonegação de impostos, por outro lado se tais receitas não são suficientes para dar lastro as despesas, o patrimônio liquida da empresa fica comprometido, já que indiscutivelmente apresenta prejuízo.

Conheço contadores que de forma ilegal, segundo eles dá um jeitinho, omite despesas para nao dar prejuizo ano após ano. Pegam emprestimos ficticios etc, etc.
Isso, não é novidade (infelizmente) há "profissionais" e Profissionais, contudo é importante observar que a pratica dos empréstimos devem ter lastro na DIRPF, do contrário...

O cliente é do tipo despreocupado. Acredito que para sobreviver, da uma de Joao sem braço, nao entende, nao sabe, se esquece de tudo e diz que ninguém falou nada... e aí. Se acontecer alguma coisa a culpa é do contador.
Com a publicação do CPC a responsabilidade é de ambos, foi época em que era fácil afirmar que o contador era o único culpado, evidentemente no seu parágrafo de acima, não resta dúvida que o contador sozinho é responsável pela prática ilegal do famoso "JEITINHO"

Pergunto: qual é o meio legal para resolver esta situação, "sem o jeitinho", considerando que voce precisa do cliente. É melhor descartar a possibilidade de convencê-lo de que é melhor emitir notas de vendas. É impossivel convencê-los, alguns tem trinta anos de comercio e sempre foi assim.

Não existe formula mágica ou artifícios, diferentes daqueles que conhecemos, primar pela boa ética profissional aplicando as diretrizes contábeis e tributárias. No dicionário do contador não pode haver a palavra "IMPOSSIVEL" pois este estudou e sabe interpretar as leis, bem como saber o que ocorrerá caso haja uma fiscalização. Quanto vale um CRC(registro profissional)? Será que já nos perguntamos isso? Qual o valor dos serviços de um contador? Será que vale a pena correr o risco por alguns R$?

Se tenho despesas para escriturar e nao tem saldo no caixa, deixo de lançar, ou lanço e deixo o caixa negativo?
Não existe na contabilidade o dito "Caixa Negativo" ademais caixa negativo entre outras coisas quer dizer ao pé da letra omissão das receitas.

Aguardo sugestoes dos colegas.

Elias Marques

Resumindo: Promova uma breve reunião com o empresário, exponha dos riscos e comente das prováveis penalidades que ele e você estão sujeitos no caso de uma fiscalização.

Leia aqui sobre Omissão de Receitas

Boa sorte.

Editado por Claudio Rufino em 7 de agosto de 2009 às 09:30:56

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 7 agosto 2009 | 10:32

Bom dia,

Faço questão de juntar-me ao Claudio, ratificando suas afirmações.

Apenas para ilustrar suas considerações acerca da responsabilidade do Contador, transcrevo abaixo comentário sobre a decisão da justiça Federal do Estado Pernambuco acerca do assunto:

Crime Tributário: Contribuinte e Contador

Sonegação fiscal é culpa do empresário e de seu contador.

Foi o que decidiu a Justiça Federal de Pernambuco ao condenar ambos a quatro anos e seis meses de reclusão por crime contra a ordem tributária.

O empresário foi acusado de prestar falsa declaração à Receita Federal e, ainda, de ter omitido informações da firma da qual era titular, com a finalidade de suprimir pagamento de tributos federais.

Ao cruzar as informações prestadas ao fisco com aquelas contidas nas guias de informação e apuração mensal do ICMS, além da demonstração do resultado do período arquivada na Junta Comercial do Estado, a Justiça descobriu que o empresário devia quase R$ 10 milhões de IRPJ, CSLL, PIS e COFINS.

Além disso, seu contador também foi condenado à pena igual, por ter atuado em conjunto com empresário na prática de sonegação fiscal.

Fonte: Informe Ano XXX - nº 161 - 05 de agosto de 2009 do Grupo Skill .

Face ao exposto, de uma maneira bem simplista, se pode afirmar: "É bem melhor perdermos a oportunidade de sermos presos, do que perdermos o cliente".

...

Editado por Saulo Heusi em 7 de agosto de 2009 às 10:34:42

ELIAS R MARQUES

Elias R Marques

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 7 agosto 2009 | 17:32

Valeu Claudio

Valeu Saulo

O e-mail de cada um de voces vai me ajudar muito, obrigado mesmo, tenha um bom dia e um bom final de semana, fiquem com Deus

Elias

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade