Elias, na mesma ordem proposta por voce
Oi pessoal
tenho alguma duvidas no fechamento de balanço de alguns clientes (
microempresa), se alguem puder me ajudar, desde ja agradeço. Vejam bem:
Acredito que este é um problema de muitos...
É comum, pelo menos na minha regiao, que parte das pequenas empresas nao emitirem notas de vendas o suficiente para cubrir os custos e despesas, consequentemente na hora de fechar o balanço, nao tem receitas comprovadas...
Surge, um problema crônico nos estoques dessas empresas, eles acabam ficando vultosos já que não há saída com efeito, configura sonegação de impostos, por outro lado se tais receitas não são suficientes para dar lastro as despesas, o patrimônio liquida da empresa fica comprometido, já que indiscutivelmente apresenta prejuízo.
Conheço contadores que de forma ilegal, segundo eles dá um jeitinho, omite despesas para nao dar prejuizo ano após ano. Pegam emprestimos ficticios etc, etc.
Isso, não é novidade (infelizmente) há "profissionais" e Profissionais, contudo é importante observar que a pratica dos empréstimos devem ter lastro na DIRPF, do contrário...
O cliente é do tipo despreocupado. Acredito que para sobreviver, da uma de Joao sem braço, nao entende, nao sabe, se esquece de tudo e diz que ninguém falou nada... e aí. Se acontecer alguma coisa a culpa é do
contador.
Com a publicação do CPC a responsabilidade é de ambos, foi época em que era fácil afirmar que o contador era o único culpado, evidentemente no seu parágrafo de acima, não resta dúvida que o contador sozinho é responsável pela prática ilegal do famoso "JEITINHO"
Pergunto: qual é o meio legal para resolver esta situação, "sem o jeitinho", considerando que voce precisa do cliente. É melhor descartar a possibilidade de convencê-lo de que é melhor emitir notas de vendas. É impossivel convencê-los, alguns tem trinta anos de comercio e sempre foi assim.
Não existe formula mágica ou artifícios, diferentes daqueles que conhecemos, primar pela boa ética profissional aplicando as diretrizes contábeis e tributárias. No dicionário do contador não pode haver a palavra "IMPOSSIVEL" pois este estudou e sabe interpretar as leis, bem como saber o que ocorrerá caso haja uma fiscalização. Quanto vale um CRC(registro profissional)? Será que já nos perguntamos isso? Qual o valor dos serviços de um contador? Será que vale a pena correr o risco por alguns R$?
Se tenho despesas para escriturar e nao tem saldo no caixa, deixo de lançar, ou lanço e deixo o caixa negativo?
Não existe na
contabilidade o dito "Caixa Negativo" ademais caixa negativo entre outras coisas quer dizer ao pé da letra omissão das receitas.
Aguardo sugestoes dos colegas.
Elias Marques
Resumindo: Promova uma breve reunião com o empresário, exponha dos riscos e comente das prováveis penalidades que ele e você estão sujeitos no caso de uma fiscalização.
Leia aqui sobre Omissão de ReceitasBoa sorte.
Editado por Claudio Rufino em 7 de agosto de 2009 às 09:30:56