x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 6.009

contabilizar baixa de empresa

CRISTIANE SILVA

Cristiane Silva

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 7 agosto 2009 | 10:36

Bom dia pessoa!

1 -Preciso saber como lançar contabilmente a baixa de uma empresa, os lçtos a serem feitos na contabilidade, pois os outros procedimentos de documentação já realizamos.

2 Sendo Filial, posso transferir toda obrigação e direito para matriz (mesmo sendo cnpj separado e contabilidade descentralizada)?

Obrigada.

SIRLEI GOMES

Sirlei Gomes

Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 11 agosto 2009 | 15:03

Olá tudo bem?
Estou fazendo um encerramento de um Balanço de 2008. E gostaria de saber se meus lançamentos contábeis estão corretos de acordo com as novas mudanças no plano de contas:
Fiz os seguintes lançamentos:
Transferi o saldo anterior de Lucros acumulados para a conta Lucros a distribuir, zerando assim a conta lucros acumulados.

Abri uma conta Lucros do Exercico para ficar somente com o saldo dos lucros apurados no exercicio, fiz uma distribuição de lucros e ainda sobrou saldo,
Gostaria de saber se estes saldo de lucros apurados do exercico permanece até o exercicio seguinte, ou se já tenho que zerar ele dentro do exercicio, transferindo o também para a conta lucros a distribuir.

Editado por Sirlei Gomes em 11 de agosto de 2009 às 15:04:36

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2009 | 10:35

Bom dia, Cristiane

Inicialmente sugiro-lhe a análise do disposto neste tópico, com créditos a Saulo Heusi e Cláudio Rufino.

Se as dúvidas persistirem, pergunte novamente.

Bons estudos

Editado por Ricardo C. Gimenez em 12 de agosto de 2009 às 10:35:53

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2009 | 10:42

Bom dia, Sirlei

Gostaria de saber se estes saldo de lucros apurados do exercico permanece até o exercicio seguinte, ou se já tenho que zerar ele dentro do exercicio, transferindo o também para a conta lucros a distribuir

Analisando as determinações legais, conclui-se que os lucros devem ser destinados no momento em que são apurados (no levantamento do Balanço Patrimonial). Portanto, obedecidos os critérios de reservas legais conforme o disposto na Lei das S/A, o lucro que não for direcionado para o Passivo Circulante deve ter transferido para as Reservas de Lucros, no Patrimônio Líquido, no grupo de Reservas de Capital.

Todavia, se a empresa planejar pagar estes lucros somente após o fim do exercício seguinte, então são obedecidos os critérios de Circulante e Não-Circulante (o antigo "Exigível a Longo Prazo").

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade