x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 3.203

Quitação contrato de mutuo

Sabrina Ap Silva

Sabrina Ap Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 13 julho 2017 | 10:00

Bom dia Caros Colegas,

Estou quebrando a cabeça para tentar encaixar tal situação.

Uma empresa X esta passando por crise. Logo o responsavel, fez um contrato de mutuo para a empresa emprestando Y valor.
Só que a empresa X não pagou e não vem pagando esse "emprestimo" recebido.
Então, o Pai do responsavel, fundador da empresa, quitou esse contrato de mutuo com 02 imoveis com escritura publica registrado em cartorio.
Ou seja, o imovel não esta na contabilidade, não esta no nome da empresa. Como proceder com a contabilização. Qual contra-partida irei usar ??

Obrigada pela ajuda.

"Não desista só porque esta difícil. As melhores coisas levam tempo, outras, o tempo leva."
CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 13 julho 2017 | 10:07

Olá, Sabrina Ap Silva

Entendo que o procedimento, é fazer a escrituração dos imóveis em nome da empresa, contabilizando o valor como pagamento de empréstimo.

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil
Sabrina Ap Silva

Sabrina Ap Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 13 julho 2017 | 10:28

Bom dia Claudio

Agradeço a ajuda.

Mas como vou contabilizar uma suposta compra, se não tenho esse dinheiro nem em banco e caixa?

Tudo bem que eu faço a escritura dos imoveis no nome da empresa, jogo no meu imobilizado, mas e a contrapartida? Sendo que a empresa só tem prejuizo? é do Lucro Real, quase que pode ficar a ser RJ.

Pensei em jogar na receita, mas pelo valor ser alto, pode me dar lucro.
Sendo que ela esta com prejuizo acumulado bem alto também. MAs se eu fizer isso, lá na frente tenha alguma fiscalização, como vou explicar tal lançamento?

desde ja agradeço

"Não desista só porque esta difícil. As melhores coisas levam tempo, outras, o tempo leva."
CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 13 julho 2017 | 10:35

Olá, Sabrina Ap Silva

É uma situação bem delicada e que necessita de muito cuidado nos procedimentos, os lançamentos você faz entre as contas empréstimos e imóveis, não vai gerar uma receita em caixa, uma vez que o empréstimo feito foi com bens.

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade