x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 5.623

Contabilidade de Custos

VANDERLAN PIMENTA FALCAO

Vanderlan Pimenta Falcao

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 7 agosto 2009 | 18:19

Boa tarde!

Estou com uma dúvida, e já procurei aqui no fórum o tema e não encontrei algo parecido sobre a depreciação.

Tenho em meu ativo imobilizado as seguintes contas e Saldos:

Obras Civis - Prédios - 3.600.000,00
Instalações - 200.000,00
Maquinas e Equipamentos Industriais: 3.600.000,00
Computadores - 60.000,00
Moveis e Utensilios: 200.000,00
Veiculos (caminhão de entrega de produtos) - 75.000,00
Ferramentas Industriais - 11.000,00

Já fiz o cálculo da depreciação total destes elementos, mas como trabalho em uma empresa industrial qual seria a forma certa de ratear o custo com a depreciação destes bens aos produtos?

Seria certo, eu achar o valor da depreciacao de todos esses bens, e ratear por hora maquina aos produtos produzidos no mês?

Ou depreciaria somente a conta maquinas e equipamentos industrais, e dele faria o rateio para os produtos por hora maquina? E o restante depreciava e lançaria diretamente nas despesas administrativas?

É que estou fechando o custo de produção para contabilidade da empresa.

Aguardo a ajuda dos amigos.

Grato,

Vanderlan

Vanderlan Falcão
Contador
JFJ Assessoria Contábil EIRELI ME
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 7 agosto 2009 | 21:13

Boa noite Vanderlan,

Clique aqui para ler o brilhante trabalho acerca do cálculo de custos, disponibilizado pelo Claudio no link indicado.

Certamente a simples leitura do mesma será bastante para dirimir suas dúvidas, se não, torne a entrar em contato.

...

VANDERLAN PIMENTA FALCAO

Vanderlan Pimenta Falcao

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Sábado | 8 agosto 2009 | 11:42

Okay, eu li, mas ainda persiste a dúvida, pois baseado nos números que eu citei, tenho a dúvida.

É que é o seguinte, eu sei que tenho que ratear a depreciação para os custos de produtos.

No exemplo, sei que em maquinas e equipamentos, tenho que distribuir o valor da depreciação para a formação do custo. E ratear pela hora maquina.

Mas, a dúvida é, devo fazer o mesmo com a depreciação dos predios, Instalações,Computadores,Moveis e Utensilios,Veiculos (caminhão de entrega de produtos),Ferramentas Industriais. Quanto em % do custo com depreciação destes itens, vai para a formação do custo?

Essa é minha dúvida.

Vanderlan

Vanderlan Falcão
Contador
JFJ Assessoria Contábil EIRELI ME
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Sábado | 8 agosto 2009 | 19:55

Vanderlan Pimenta Falcao

Se voce não inputar todos os insumos/gastos na composição do custo de fabricação dos produtos, poderá não ter condições financeira para repor o maquinário.

Este raciocínio é elementar. Vejamos num exemplo simples
-Voce compra um Computador por R$ 3.000,00 para faturar e controlar o comércio de sua empresa;
-Este computador será depreciado em 60 parcelas de R$50,00;
-Todo mês voce compra mercadoria por R$ 950,00 e Vende por R$1.000,00;

DRE sem a depreciação
Vendas 1.000,00
CMV......950,00
Lucro.....50,00

Veja que se voce não considerar a depreciação no CMV, não está tendo lucro. Está somente recuperando, em 5 anos, o custo do computador.

Quanto ao sistema de rateio eu faria em função da quantidade produzida de cada produto,onde está embutido, indiretamente, o critério hora-máquina. Exemplo:

TOTAL DEPRECIAÇÃO A RATEAR R$ 123.000,00
Produto..Quantidade Produzida. Taxa Rateio DEPRECIAÇÃO POR PRODUTO
A..............................500...............29,41%.............R$ 36.176,47
B..............................300...............17,65%.............R$ 21.705,88
C..............................700...............41,18%.............R$ 50.647,06
D..............................200...............11,76%.............R$ 14.470,59
Totais.....................1700..............100,00%..........R$ 123.000,00

No link abaixo voce irá encontrar uma máteria sobre a importância da depreciação na composição de custo.

DEPRECIAÇÃO - sua importância no cálculo de produção

Editado por M Messias Santos em 8 de agosto de 2009 às 20:17:21

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Georgia Schmidt

Georgia Schmidt

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 10 maio 2010 | 10:30

Olá pessoal, espero que alguem possa me ajudar...

Na compra de materia prima e materiais secundarios (produtos em elaboração) lancei:
D Estoque produto em elaboração
C Duplicatas a Pagar R$ 1,30

Quando o processo de fabricação finalizou, lancei:
D Estoque de Produto em elaboração
C Estoque de produto acabado R$ 1,30

01-O custo do produto acabado é de R$ 3,50
02-A diferença refere-se: R$ 0,40 a mão de obra
R$ 1,80 outras despesas

Como faço o lançamento para agregar o valor da mão de obra e outras despesas ao produto acabado???

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade