x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 5.842

acerto de lançamentos de banco

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 10 agosto 2009 | 10:28

Olá, bom dia.
Gostaria de saber como proceder nesse caso: a empresa não enviava, mesmo depois de muita insistência, os extratos bancários. A contabilidade então foi encerrada e os livros prontos sem o movimento de banco. Como fazer para lançar esse saldo inicial, ref. ao período passado? Começarei a lançar em janeiro de 2009. Em algumas o saldo anterior é credor, em outros devedor.
Desde já agradecida!
Tchau!

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
LUIZELENE SILVIA ROSA DE MORAES

Luizelene Silvia Rosa de Moraes

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 10 agosto 2009 | 12:01

bom dia gisele....qual sistema vc usa????

dependo do sistema tem o opçao no cadastro de saldo iniciais...ai vc precisa fazer o lançamento eh só indicar o saldo inicial...qnt ao lançamento de conta devedora vc deve criar uma conta no passivo com data do inicio do ano e fazer assim:

D banco 1,00
C saldo devedor 1,00

ate mais

Luizelene Moraes
msn: [email protected] - favor se identificar que é do Fórum do contrário não aceitarei convites!!
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Segunda-Feira | 10 agosto 2009 | 13:14

Boa tarde Gisele,

"A empresa não enviava, mesmo depois de muita insistência, os extratos bancários" não é justificativa, nem motivo bastante para a contabilidade desprezar o movimento bancário, ser encerrada e (nestes termos) escriturados os livros contábeis.

Mesmo porque cada registro contábil cuja contrapartida é a conta "Bancos Conta Movimento" foi desconsiderado e, por conseguinte, toda contabilidade comprometida.

Face ao exposto, você deve exigir dos responsáveis os extratos que comprovem a movimentação bancária e com base nestes, refazer a contabilização daquele ano sobre pena de a empresa sofrer sanções e você responsabilizada (também) pela descarada omissão.

Reúna-se com os responsáveis, demonstre-lhes as Normas Contábeis, sua responsabilidade explicitada no Código Civil e a impossibilidade de "omitir" a contabilização da movimentação bancária. Se for o caso, ratifique suas afirmativas quanto ao risco que incorrem fundamentada IN RFB 802/2007 .

Deixar de reconhecer (na contabilidade) a referida movimentação e optar pelo simples "saldo de abertura" desta conta no Balanço do ano subsquente, certamente não é a alternativa mais inteligente (ainda que mais cômoda) para o caso em questão.

Caso os interessados insistam na omissão da movimentação bancária, provoque a rescisão (agora justificada) do Contrato de Prestação de Serviço firmado com aquela empresa, certa de que estará evitando sérios transtornos futuros.

...

Editado por Saulo Heusi em 10 de agosto de 2009 às 13:17:53

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

há 15 anos Segunda-Feira | 10 agosto 2009 | 15:13

Sr. Saulo, realmente essas empresas, por mim, nem estariam aqui mais, pq só atravancam o meu trabalho. Conhecemos a responsabilidade da escrituração do movimento bancário e temos muita preocupação com os mesmos, mas não posso mudar a realidade, foi realmente isso mesmo que aconteceu.
Não tenho a intenção de burlar de maneira alguma a correta escrituração, mas diante da situação me vejo numa encruzilhada, entendeu? Se eu reabro o movimento, perco livros e um trabalhão. Se não reabro, me mantenho errada. Principalmente porque eu peço esses extratos praticamente todo dia... fica difícil mesmo.
Se eu lançar direto no saldo inicial, no balanço final não vai fechar mesmo, por isso perguntei sobre essa opção, de um lançamento como o que a Sra. Luizelene me falou.
Percebes que é uma situação atípica? Tenho muito cuidado com movimento bancário, mas nesse caso fico meio sem saída, entendeu?
Mas mesmo assim muito obrigada por sua resposta.
Até a próxima.

LUIZELENE SILVIA ROSA DE MORAES

Luizelene Silvia Rosa de Moraes

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 10 agosto 2009 | 15:32

ola gisele....bom imaginei q mesmo com a resposta do saulo vc realmente iria continuar com a questao em aberto...mas gostaria de saber se eu ajudei ou se precisa de alguma outra dica ou uma explicaçao melhor....ja estou acosttumada com clientes um tanto qnt irresponsaveis por nao mandarem as coisas direito...entendo o q esta passando....estou on line

Luh

Luizelene Moraes
msn: [email protected] - favor se identificar que é do Fórum do contrário não aceitarei convites!!
Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

há 15 anos Segunda-Feira | 10 agosto 2009 | 15:40

Olá, Luh...
Na verdade a resposta do Sr. Saulo explica o que realmente deve ser feito, mas sua colaboração me ajudou muito!
Obrigada!

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 11 agosto 2009 | 22:38

Boa noite, Luizelene

Longe de mim elogiar a sua sugestão de lançamento, bem como não desejo condenar tal procedimento, embora ele mereça isto, pois a solução de problemas como este são dependentes de inúmeros fatores, tipo a bagagem profissional do contabilista envolvido, a índole do setor administrativo da empresa, a nauireza dos serviços prestados pelo escritório ao cliente, a clara intenção de ambos incorrerem em delito, etc.

No entanto, é indispensável (e até imperioso) admitir que os registros contábeis nunca devem ser com auxílio em subterfúgios e práticas escusas como estas suas, pois cientificamente, seguindo os incontestáveis preceitos das verdadeiras Ciências Contábeis (e respectivos registros respeitando o secular método das partidas dobradas) seria impossível contabilizar um certo saldo de conta bancária (se positivo, no ativo, e se negativo, no passivo), sem que estes recursos sejam provenientes das receitas (em caso positivo) ou então que tenham financiado as aplicações (em caso negativo).

Deste modo, cara Luizelene, considere que aqui no Fórum Contábeis transmitimos conhecimentos que devem ser adotados segundo as determinações legais e também os conceitos científicos e técnicos que analisamos por no mínimo 8 anos nos bancos de faculdade e ensino técnico.

Agora dirigindo-me a Gisele, solicito que sugestões para fraudes não mais nos sejam apresentadas.

Vale observar que até o antepenúltimo parágrafo expressei-me como apenas um participante, e nos dois últimos parágrafos falei na figura de um Moderador, e como tal antecipadamente agradeço pela atenção dispensada na certeza de que vocês colaborarão, pois deste modo certamente todos aqueles participantes e visitantes que necessitarem de fundamentos técnicos, teóricos e legais para tal fato poderão com enorme prazer pronunciar que o Fórum Contábeis é um modelo apreciável.

Em nome de todos os interessados em seguir as coisas corretas agradeço atenção, reiterando que a opinião de Saulo Heusi é a única a ser seguida.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

há 15 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2009 | 18:09

Ricardo, com certeza ninguém está dando sugestões de como fraudar a contabilidade. Na outra vez que fiz uma pergunta parecida também me responderam nesses termos, mas não com sua delicadeza típica.
Entenda, por favor, que eu não estou tentando fraudar nada, pelo contrário. Acho que não me fiz clara quando disse que a colaboração da Luh me ajudou. Quis agradecer pela disposição em tentar me ajudar, gastar um tempinho comigo. Com certeza ela também aprendeu com isso.
O que acontece é que trabalho num escritório, não sou dona dele, infelizmente sou subordinada e nem sempre minha vontade é seguida. Por mim ou a contabilidade mantem-se aberta até todos os extratos chegarem ou então reincidisse com a empresa, que só dá dor de cabeça.
Acredito que a Sra. Luzilene deu uma sugestão, mas com certeza não foi com intenção de fraudar nada. Já que o Sr. Saulo disse que a maneira correta é reabrir, e era isso que eu imaginava, em dois casos foi o que eu fiz, vou fazer em outras empresas e nos outros, que não mandam os documentos mesmo, passei a responsabilidade da rescisão contratual para a contadora responsável. Não estou reclamando do trabalho a ser refeito, ou do tempo a ser dispendido, nada disso. Foi apenas uma pergunta, e eu, como estou começando, preferi buscar orientação com pessoas que como vc mesmo disse, tem anos de estudo e prática, muito mais que eu, que estou começando a faculdade agora.
E sei que muitas pessoas tem essa mesma dúvida, pois é a realidade, acontece mesmo. E não é só comigo, conheço pilhas de escritórios onde isso acontece e é uma situação difícil mesmo. Tenho certeza que você ou o Sr. Saulo ou muitos frequentadores do Fórum já passaram por isso e ficaram com a mesma dúvida.
Lá na regra 9 do Fórum diz que ninguém sabe tudo, e é isso que eu estou passando, eu não sabia como agir corretamente na situação e busquei orientação aqui. Se foi uma pergunta boba, me desculpe, não fiz com intenção de desvirtuar ninguém ou ensinar metódos fraudulentos.
Definitivamente, eu acho que não sei me expressar bem, pq sempre sou entendida da maneira errada.
Enfim, suas sugestões como moderador serão seguidas, não se preocupe. Tenho muito apreço pelo Fórum, que me ajuda todos os dias com meu trabalho. Ninguém tem a intenção de fraudar ou de se passar como fraudador, muito menos eu.
Obrigada por suas considerações.
Abraços.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade