x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 17

acessos 102.545

Ordem correta de impressão do livro diário e razão?

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 24 julho 2017 | 10:13

Olá, Léo dos Santos

Você deve incluir ainda o DRE a ordem está correta e é a mesma para o Razão, que é uma compilação do Diário.

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil
Marcelo De Paula

Marcelo de Paula

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 20 junho 2018 | 19:24

Pessoal,

A numeração sequencial é obrigatória?

A pergunta é porque numerei o diário propriamente dito, mas as demonstrações contábeis, balancete e plano de contas, NÃO.

Obrigado!

Marcelo De Paula
Área Contábil e Fiscal
Atua diretamente com 2º e 3º setor
Viçosa - MG

Renato Carvalho Costa

Renato Carvalho Costa

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 21 junho 2018 | 14:39

Marcelo,

É obrigatória sim, ainda mais se for registar na Junta. Já aconteceu comigo do livro voltar com exigência por conta de sequência das páginas. Ah e lembrando que a nomenclatura tem que ser Pagina ou Folha, não pode ser os dois.
São coisas bem escrotas mas digo isso porque já aconteceu comigo, até em registros no cartório.

É aquela coisa na dúvida é melhor fazer do que voltar com exigência e ter que refazer.

Boa sorte e sucesso.

Manual Indispensável Para Contadores Iniciantes, ACESSE >> https://manualpraticascontabeis.kpages.online/versao-2022
Renato C. C. Colman
Contador e Consultor Empresarial
Contato: [email protected]
Jonatan Moreira Ferreira

Jonatan Moreira Ferreira

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 15 outubro 2018 | 22:07

Empresa do simples nacional posso colocar nesta sequencia
-Termo de abertura
-Livro Diário
-Balanço Patrimonial
-DRE
- Notas Explicativas
- Carta de Responsabilidade da Administração
-Plano de Contas
-Termo de Encerramento

A minha principal duvida é se posso colocar a Carta de Responsabilidade da Administração nessa sequencia. Ou se tenho que colocar a parte fora do livro diário, sem numeração de pagina.

Renato Carvalho Costa

Renato Carvalho Costa

há 6 anos Segunda-Feira | 15 outubro 2018 | 22:55

Jonatan,

Antes do Balanço deve colocar os balancetes mês a mês.
Agora em relação a Carta de Responsabilidade não é necessário colocar no Livro Diário. Apenas arquive no seu escritório para se resguardar.

Espero ter ajudado, boa sorte e sucesso!

Manual Indispensável Para Contadores Iniciantes, ACESSE >> https://manualpraticascontabeis.kpages.online/versao-2022
Renato C. C. Colman
Contador e Consultor Empresarial
Contato: [email protected]
Anderson

Anderson

Bronze DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 29 janeiro 2019 | 14:16

Obrigado pela resposta Daniel.

Eu esqueci de mencionar que eu estava me referindo aos períodos antes do ECD.

Então é só seguir a ordem que o colega Jonatan mencionou acima, ne ?

Mais uma vez, obrigado pela atenção de todos.

Edson

Edson

há 4 anos Sábado | 6 junho 2020 | 18:55

olá, existe na legislação algo claro, que conste a ordem das informações dos livros contábeis( diário e razão)?
aqui no fórum encontrei varias formas e orientações dos colegas, que fazem da melhor forma possível e segura.

eu faço da seguinte forma:

livro diário: termo de abertura, diário (anual),balanço mensal, dre mensal, dmpl(anual), e N. explicativas, termo de encerramento.
0bs.: no diário eu adiciono o balanço e dre mensais para comprovação da distribuição dos lucros mensais para os sócios.

livro razão: termo de abertura, balancetes mensais(ativo, passivo, PL, e contas de resultados, razão anual, termo de encerramento.

aqui no fórum encontrei informações que no livro diário, deveria se colocar a DRE antes do balanço, tem legislação que obrigue a proceder assim?  nos balanços publicados(SA´s) o balanço aparece antes da DRE.

aguardo se possível retorno dos colegas

Edson

Edson

há 3 anos Quinta-Feira | 22 julho 2021 | 10:31

quanto a obrigatoriedade de autenticação, só Diário junto com as peças contábeis, é isso?  sim

os demais livros, só se a empresa quiser registrar.

lembrando que a entrega da ECD o diário já é registrado sem ter que imprimir ou digitalmente e registrar na junta

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade