x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 19

acessos 16.664

ECD - Retificação

Pedro Jailson Fereira Brito da Silva

Pedro Jailson Fereira Brito da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 25 julho 2017 | 11:01

Registro J801: Termo de Verificação para Fins de Substituição da ECD

O registro J801 deve ser utilizado obrigatoriamente no caso de substituição de um arquivo da ECD, conforme previsão da Instrução Normativa RFB no 1.420/2013.

A entidade deverá preencher o registro J801 – Termo de Verificação Para Fins de Substituição da ECD – detalhando os erros que deram motivo à substituição. Este termo deverá integrar a escrituração substituta e conterá:

I - Identificação da escrituração substituída;
II - Descrição pormenorizada dos erros;
III - Identificação clara e precisa dos registros que contêm os erros, exceto quando o erro for decorrência necessária de outro erro já discriminado;
IV - Declaração de que o(s) signatário(s) do Termo de Verificação não é(são) responsável(is) pelas escriturações, substituta ou substituída, exceto quando ele(s) for(em), também, signatário(s) de uma delas.

O Termo de Verificação será assinado:
i) Pelo próprio profissional contábil que assina a escrituração substituta, quando a correção dos erros não dependa de alterações de lançamentos contábeis, saldos, ou demonstrações contábeis, tais como, correções em termo de abertura, de encerramento, identificação dos signatários, etc.;
ii) Por dois (2) profissionais contábeis, sendo um deles contador, quando a correção do erro gere alterações de lançamentos contábeis, saldos ou demonstrações não auditadas por auditor independente;
iii) Por dois (2) contadores, sendo um deles Auditor Independente, quando a correção do erro gere alterações de lançamentos contábeis, saldos ou demonstrações e tenham sido auditadas por auditor independente.
Somente profissionais contábeis regularmente habilitados poderão assinar o Termo de Verificação.


Com base nisso, monta-se o arquivo, que não tem um padrão "engessado", basta cumprir o exposto acima

Modelo Exemplo:


Termo de Verificação para Fins de Substituição da Escrituração Contábil Digital (ECD)

Empresa: XPTO S/A
CNPJ: 05.999.999/0001-24
NIRE: 999999999 (JUCESP)
Tipo do Escrituração: G – Diário Geral
Período da Escrituração: 01/01/2016 a 31/12/2016
Hash da declaração substituída: 9ªOcultoOculto

Motivo da Substituição e registro(s) com erro(s):
Registros I051 mapeados com contas referenciais incoerentes com a atividade da empresa, sendo elas contas do plano referencial relativas a atividades rural, justificando a substituição.

Bladhem

Bladhem

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 6 junho 2018 | 11:57

ola amigos
Estou com problema semelhante, porque temos que retificar uma ECF de 2015 e terá impacto na ECD e também terei que alterar a ECD, porem o prazo para de substituir a ECD já terminou.
Alguém já teve esse problema e que solução foi dada?

ERALDO LUIZ CORREA DE PAULA

Eraldo Luiz Correa de Paula

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 19 julho 2018 | 07:43

Bom dia a todos....

Transmiti uma ECD de uma empresa que não é registrada na Junta Comercial e sim no Cartório....Gostaria de saber se é possível retificar...pois ao tentar fazer, anexei o Termo "J801" e o PVA não está validando ECD sem NIRE....

Alguém já teve uma situação semelhante e poderia me ajudar ?

RENATA

Renata

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 19 julho 2018 | 08:39

Prezados colegas, bom dia,

Estou precisando retificar uma ECD que foi transmitida em maio/2018.

Minha dúvida é quanto a incidência de multa. É possível haver a cobrança de multas, uma vez que a retificação está ocorrendo após o prazo de envio, que foi em 31/05/2018 ?

Agradeço a atenção.

Renata

Clayton

Clayton

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 26 julho 2018 | 11:01

Bom dia!

Importei a ECD no sistema contábil, eliminei erros/advertências em 4 CNPJ’s diferentes e demonstrações fechadas. Quando fui enviar, gerei os arquivos, importei no PVA, NÃO CONFERI e enviei. Os 4 foram com os registros de dados do BLOCO 0 corretos, porém as mesmas contabilizações. Como explicar isso no J801 de modo a convencer que esse erro não foi fraude e o arquivo substituto é o correto?
Mesmo imprimindo os dados do sistema não consigo uma explicação lógica e o suporte não assume esse erro. O fato é que enviei errado confiando no sistema…

BRUNA CRUZ ALVES

Bruna Cruz Alves

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 31 julho 2018 | 12:00

Termo de Verificação para fins de Substituição

Conforme previsão da Instrução Normativa RFB no 1.420/2013 segue a baixo as informações da Escrituração a ser substituída conforme o Artº 5º , Incisos I, II e III;

I - identificação da escrituração substituída;
HASH
EMPRESA
CNPJ
ENDEREÇO
NIRE
LIVRO DIÁRIO
PERÍODO
II -descrição pormenorizada dos erros;

Descrever o erro

III - identificação dos registros que contêm os erros;

Descrever os registros


Alessandra Matias Oliveira

Alessandra Matias Oliveira

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2018 | 09:01

Bom dia a todos!

Preciso retificar o SPED ECD de uma associação e tenho dois detalhes em particular:

1 - Preciso retificar pois foram entregues sem movimento por 4 anos, desde 2014, mas houve movimento nestes anos. Vi que o prazo para retificar é de até um ano após a entrega, como proceder neste caso?

2 - Outro detalhe é que não possui Nire, pois o registro foi feito no cartório e como deverei preencher o Termo de Verificação para fins de Substituição sem o Nire, vai passar sem erros?

Desde já agradeço quem puder me auxiliar.

MICHELLE PINHEIRO

Michelle Pinheiro

Prata DIVISÃO 1, Micro-Empresário
há 5 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2018 | 15:57

Bruna Cruz Alves neste caso, vemos o seguinte... o manual diz que podemos retificar até um ano após a entrega, tem que observar a real necessidade de entrega desta obrigação, se não houver jeito deverá se atentar e vir retificando todas a ECFs junto, para ficarem com os saldos compativeis.

No segundo caso, o termo de verificação, eu entendo que, o validador não verifica as informações que você põe. Porém é bom ter cautela, ja que o sistema aceita qualquer tipo de informação.


Att,

Michelle Pinheiro
Skype: michellepinheiro_4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.