x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.918

lançamentos contábeis de acordo com nova lei

SIRLEI GOMES

Sirlei Gomes

Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 11 agosto 2009 | 15:13

Olá tudo bem?
Estou fazendo um encerramento de um Balanço de 2008. E gostaria de saber se meus lançamentos contábeis estão corretos de acordo com as novas mudanças no plano de contas:
Fiz os seguintes lançamentos:
Transferi o saldo anterior de Lucros acumulados para a conta Lucros a distribuir, zerando assim a conta lucros acumulados.

Abri uma conta Lucros do Exercico para ficar somente com o saldo dos lucros apurados no exercicio, fiz uma distribuição de lucros e ainda sobrou saldo,
Gostaria de saber se estes saldo de lucros apurados do exercico permanece até o exercicio seguinte, ou se já tenho que zerar ele dentro do exercicio, transferindo o também para a conta lucros a distribuir.

Editado por Sirlei Gomes em 11 de agosto de 2009 às 15:13:42

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 11 agosto 2009 | 16:00

Sirlei

Resolução CFC 1157

Lucros acumulados
"115. A obrigação de essa conta não conter saldo positivo aplica-se unicamente às sociedades por ações, e não às demais, e para os balanços do exercício social terminado a partir de 31 de dezembro de 2008. Assim, saldos nessa conta precisam ser totalmente destinados por proposta da administração da companhia no pressuposto de sua aprovação pela assembléia geral ordinária"

Resolução CFC 1157

Para o CFC as sociedades limitadas podem continuar mantendo o saldo positivo de sua conta de lucros acumulados no Patrimônio Líquido.

Convem que voce faça a reserva legal de 5% até 20% do capital. Veja o exemplo que dei neste tópico.

Reserva Legal

Editado por M Messias Santos em 11 de agosto de 2009 às 16:10:05

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2009 | 09:39

Bom dia, Sirlei

Por gentileza, em sua próxima postagem não publique a mesma dúvida em tópicos e/ou salas diferentes, pois neste tópico está esta mesma pergunta sua respondida por mim, enquanto este tópico foi esclarecido por M. Messias.

Adiante transcrevo a Regra Interna que cuida deste assunto:

7 - Postagens duplicadas serão apagadas. Não poste sua mensagem em mais de uma sala. Não tem sentido colocar a mesma postagem mais de uma vez somente para chamar a atenção.
Fonte: Regras do Fórum

Na certeza de ser atendido, agradeço pela colaboração.

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade