x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 4.018

Bonificações de produtos - Dúvida diferente!

VANDERLAN PIMENTA FALCAO

Vanderlan Pimenta Falcao

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 11 agosto 2009 | 15:36

Estou buscando uma orientação sobre o que fazer no sentido de bem classificar as remessas bonificações.

Após ter lido quase todo o material disposto no fórum, sobre as remessas, quanto as entradas, de bonificações, me restou uma dúvida prática quanto a um caso real que estou tendo com um cliente em específico.

A dúvida!

Meu cliente emitiu em notas fiscais de saída, pelo campo (Valor total da nota) o valor de R$ 10.155,30 em bonifições de seus produtos, remetendo-os para o supermercado, seu cliente.

Realizei o inventário, e notei que custo médio das quantidades remetidas em bonificação para clientes totaliza o valor de R$ 6.688,44.

Portanto, depois de fuçar mais um pouco descobri, que ele não emite as notas fiscais de saída de produtos em bonificação pelo preço de custo, e sim pelo preço de venda de tabela, que por sua natureza tem um valor maior que o custo, por agregar a margem de lucro.

Então como fazer, se tenho os seguintes saldos:

Despesa de venda com bonificação = 10.155,30 (D)
Estoque de produtos acabados = 10.155,30 (C)

Após apurar o CPV, descobri que ao dar baixa no estoque dos produtos bonificados ficou uma diferença, de R$ 3.466,86, que não poderia ficar, mas que por ele ter vendido pelo mesmo preço de venda (tabela), está aí a origem da diferença.

Já pensei em reclassificar assim:

Debitar 10.155,30 pelas notas fiscais de saída em Despesas com bonificações.
Creditar 6.688,44 pelo custo médio dos produtos, em Estoque de produtos acabados.
Agora não sei o que fazer com a diferença de 3.466,86, que para fechar tem que ser uma conta credora.

Pois se eu não fizer de outra forma, não irei conseguir bater o saldo final de meus estoques de produtos acabados.

Obs: Os lançamentos dos impostos sobre as operações já foram realizados, com aliquota de 7%.

Quem puder me ajudar, por favor!

Atenciosamente,

Vanderlan

Vanderlan Falcão
Contador
JFJ Assessoria Contábil EIRELI ME
Wilmar Lima

Wilmar Lima

Bronze DIVISÃO 5 , Supervisor(a) Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2009 | 18:50

Olá Vanderlan.
Já me deparei com esta situação a muito tempo atrás. Entendo que a nota deve realmente sair pelo preço de venda, devido a tributação no ICMS, se no AM for igual ao RJ, somos obrigados a emitir a nota pelo valor de venda, com risco de ser multado por sonegação. A contabilização deve ser feita pelo preço de custo (se a nota fosse emitida pelo preço de custo, não seria isto que teria ocorrido?). Assim eu no seu lugar jogaria esta diferença contra a Despesa, ficando assim com a contabilização ao preço de custo.

Espero ter ajudado.

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2009 | 07:04

Pelo raciocinio exposto a diferenção é negativa, isto é elamentar porque o estoque foi creditando pelo preço de venda. Portanto faça:

D-Estoque
C-Despesa com bonificação

Se a NF tem icms destacado deve ter sido feito o seguite lançamento:

D-Despesa com Bonificação(pelo ICMS)
C-ICMS a Recolher ou Provisionado(PC) ou A Recuperar(AC)

O resultado da conta de bonificação será o preço de custo dos produtos mais o ICMS da NF

Editado por M Messias Santos em 14 de agosto de 2009 às 07:05:50

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade