x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 10

acessos 2.178

Contabilidade de imunes

SONIA FIORINE

Sonia Fiorine

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 11 agosto 2009 | 16:56

Boa tarde,

Gostaria de pedir ajuda dos colegas, para iniciar a contabilidade de um sindicato, o problema é que o CNPJ do mesmo saiu em março/2008, porém o Responsavel teve gastos prévios, tais como publicações, autenticações, registros cartoriais, e outras despesas, nos meses de janeiro e fevereiro de 2008(a maioria foi paga com o dinheiro do próprio Presidente do Sindicato, e os recibos constam o nome do mesmo ). Como devo contabilizar estas despesas prévias, visto que o Sindicato não tinha caixa naquele período para pagar tais despesas, pois estava em vias de constituição.
Quais seriam os lançamentos contábeis? Devo contabilizar a assunção das despesas por parte do Presidente como doações, compondo um caixa para poder efetuar o lançamento e pagamento das despesas? Mesmo que naquele momento a constituição do Sindicato não estivesse concluida?

Desde já agradeço a atenção e orientação que puderem me enviar.

Sds

Sônia Fiorine

Carpem Die
Sônia Fiorine
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 18 agosto 2009 | 10:57

Sonia Maria Mourelhe Fiorine

Peça para que seja feito uma prestação de contas especificando os gastos e faça o ressarcimento ao presidente no momente que o sindicato tem caixa ou contabilize como receita a título de doação.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
SONIA FIORINE

Sonia Fiorine

há 15 anos Terça-Feira | 18 agosto 2009 | 12:17

Boa Tarde.

Messias muito obrigado por me responder, se você puder entretanto me responder mais esta pergunta eu seria muito grata, ou seja, no caso de contabilizar como receita estes pagamentos que foram efetuados pelo presidente, qual o documento que eu poderia esta utilizando para comprovar esta doação, pois todos os pagamentos foram em dinheiro, eu teria que fazer um recibo de doação para cada pagamento dessas despesas? Então faria 1º o lançamento da doação para o caixa (tendo o recibo de doação como comprovante) e depois o lançamento da quitação da despesa(tendo o documento pago como comprovante)?

Desculpe-me Messias, mas neste momento estou me sentindo um pouco do que você colocou na sua mensagem"só sei que nada sei", pois não atuo muito neste segmento mas não quero fazer nada de forma incorreta, então por vezes pareço que estou a me repetir, por isso peço sua compreensão.

Mais uma vez obrigado!

Abraços
Sonia Fiorine

Carpem Die
Sônia Fiorine
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 18 agosto 2009 | 14:39

Sonia

Faça um relatório, no excel, discriminando as despesas, peça para assinar e depois:

D-Despesas e/ou contas ativas se comprou bem durável
C-Doação(Receita)

Nas entidades isentas e imunes a conta Capital Social é Substituida pela conta Patrimônio Social. Voce poderia tambem creditar a conta de Patrimônio Social ao invés de doações na receita.

Editado por M Messias Santos em 18 de agosto de 2009 às 16:46:55

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Joziane de Castro

Joziane de Castro

Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2009 | 19:28

Boa Noite Sônia,

Faço contabilidade de imunes veja se te ajuda:
Você tem que fazer uma prestação de contas do excel do caixa da empresa, como o nosso amigo Messias citou acima.
A prestação de contas deve ter os anexos dos recibos de doações informando que é de pessoa fisica e as notas fiscais de compras e pagamentos dando saida. Porém quando a doação é de pessoa juridica é tudo feito legalmente com contrato e abre uma conta corrente para entrar o valor da doação, quando o contrato terminar e houver sobra de dinheiro o mesmo é devolvido junto com as prestações de contas e balanço.

Abraços

SONIA FIORINE

Sonia Fiorine

há 15 anos Sexta-Feira | 18 setembro 2009 | 16:14

Boa tarde

Olá Joziane, obrigado por me responder , e faço das palavras do Washington as minhas, se você tiver este modelo disponibiliza no Forum .

Bjs.
Bom final de semana!
Sonia

Carpem Die
Sônia Fiorine
Joziane de Castro

Joziane de Castro

Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2009 | 09:05

Bom dia ,

Sonia desculpe a demora é que estava viajando. Não tenho nada salvo porque os documentos já vem impressos, mas segue um exemplo:

Recibo de Doação

RECIBO No.:
Nome da Entidade: .....................
CNPJ No: ............................................
Endereço Completo: ......................
Telefone: .........

Recebemos de Sr._________________________________________ CNPJ/CPF ________________ a importância de R$ ___________________, referente a doação realizada a esta entidade em:

SONIA FIORINE

Sonia Fiorine

há 15 anos Domingo | 11 outubro 2009 | 23:14

Boa noite,

Obrigado Joziane e desculpe a demora pelo agradecimento , é que estivei muito atarrefada este final de setembro e início de outubro.

Sds.
Sõnia

Carpem Die
Sônia Fiorine

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade