x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.236

Contabilização Estoque/Mat Aplicado

Saulo Reis Borges

Saulo Reis Borges

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2009 | 14:21

Pessoal

Boa tarde.

Conforme dito anteriormente sou contador de uma empresa de engenharia eletrica e agora surgiu uma duvida.
Como faço nesta contabilização:

1) Compra de material adquirido.
Entrada do material.

D- Material Adquirido (Custos)
C- Fornecedores (PC)

D- Fornecedores(PC)
C- Bancos (AC)

---Poderia ser feita assim?
2_ Entrada do material
D- Estoque (AC)
C- Fornecedores (PC)

Pagamento do material

D- Fornecedores (PC)
C- Bancos (AC)

Emissão da NFS

D- Material Adquirido (Custos)
C- Estoques (AC)

entendo que seria uma otima forma, mais a empresa é de engenharia eletrica (o material fica menos de 30 dias estocado) e a melhor forma de ficar no meu balanço que eu achei para a apuração do pis e cofins, seria alocar os valores dos materiais adquiridos no mes como dedução .

Modelo de calculo (simplificado)

(+)vendas de serviços
(-) material adquirido
(-) outras deduções legais
(=) PIS/COFINS a recolher

vendo esta contabilização surgiu uma duvida:
Este material deveria passar na conta de estoques (tendo em vista que o material vai para o estoque até ser usado em obra), mais gostaria de fica-se no meu balancete a informação dos materiais adquiridos em custos tem como?
qual seria a forma correta desta contabilização (1 ou 2 ou ....)?

Editado por Saulo Reis Borges em 12 de agosto de 2009 às 16:34:28

O crescimento do homen não está em quantas vezes ele deixou de cair, mais sim quantas vezes ele se lavantou
GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2009 | 14:04

Saulo, as duas formas são corretas, sendo que na primeira você pode eliminar uma etapa.