x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.236

Contabilização Estoque/Mat Aplicado

Saulo Reis Borges

Saulo Reis Borges

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2009 | 14:21

Pessoal

Boa tarde.

Conforme dito anteriormente sou contador de uma empresa de engenharia eletrica e agora surgiu uma duvida.
Como faço nesta contabilização:

1) Compra de material adquirido.
Entrada do material.

D- Material Adquirido (Custos)
C- Fornecedores (PC)

D- Fornecedores(PC)
C- Bancos (AC)

---Poderia ser feita assim?
2_ Entrada do material
D- Estoque (AC)
C- Fornecedores (PC)

Pagamento do material

D- Fornecedores (PC)
C- Bancos (AC)

Emissão da NFS

D- Material Adquirido (Custos)
C- Estoques (AC)

entendo que seria uma otima forma, mais a empresa é de engenharia eletrica (o material fica menos de 30 dias estocado) e a melhor forma de ficar no meu balanço que eu achei para a apuração do pis e cofins, seria alocar os valores dos materiais adquiridos no mes como dedução .

Modelo de calculo (simplificado)

(+)vendas de serviços
(-) material adquirido
(-) outras deduções legais
(=) PIS/COFINS a recolher

vendo esta contabilização surgiu uma duvida:
Este material deveria passar na conta de estoques (tendo em vista que o material vai para o estoque até ser usado em obra), mais gostaria de fica-se no meu balancete a informação dos materiais adquiridos em custos tem como?
qual seria a forma correta desta contabilização (1 ou 2 ou ....)?

Editado por Saulo Reis Borges em 12 de agosto de 2009 às 16:34:28

O crescimento do homen não está em quantas vezes ele deixou de cair, mais sim quantas vezes ele se lavantou
GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2009 | 14:04

Saulo, as duas formas são corretas, sendo que na primeira você pode eliminar uma etapa.
Ao meu ver não haverá diferença na apuração dos resultados no final do balanço, pois você terá na apuração do Estoque Inicial (+) compras (-) Estoque Final o que realmente foi utilizado dentro daquele período.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Saulo Reis Borges

Saulo Reis Borges

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2009 | 16:51

opa. muito obrigado. realmente deu certo eu estou fazendo a 2 opção

O crescimento do homen não está em quantas vezes ele deixou de cair, mais sim quantas vezes ele se lavantou

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade