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Ajuste de saldos

LUIZ

Luiz

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 1 agosto 2017 | 10:57

Bom dia a todos!!


No escritório onde trabalho, temos um cliente (igreja), que o saldo das contas caixa e banco do exercício 2016 não batem com o valor real existente. Gostaria de saber se para ajustar essa situação, poderia implantar esse real valor no saldo anterior dessas contas. Para assim ajustar com os valores existentes?


Exemplo:


Valores reais conf. extrato bancario: R$ 50.000,00 em 31/12/2016.


resultados apurados em 2016.

Banco: R$ 68.000,00 D


Assim o saldo anterior de exercício 2017 ficaria diferente do valor apurado no encerramento do exercício 2016.

Douglas da Silva

Douglas da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 1 agosto 2017 | 12:55

Boa tarde,

Luiz,

É importante entender o motivo desse valor estar divergente. Foi falta de comprovante de pagamento? (Solicite) Não foi feito a conciliação bancária? (Faça mensalmente).

O que acontece com um banco, você gastou então vai aparecer no extrato a débito e na contabilidade a crédito, porém, se não for feito a conciliação bancária mensalmente, esse banco pode ter despesas bancárias, pode ter pago contas através deste banco e não ter sido enviado o comprovante para a contabilidade. etc...

Cobre do cliente mensalmente os extratos bancários e extratos das aplicações bancárias, pois pode dar dor de cabeça como está dando.
Para corrigir, o mais correto é achar o problema e fazer o lançamento. Se foi um comprovante que não foi enviado, pague esse comprovante, mas, exija um termo assinado se isentando da responsabilidade dessa documentação não entregue "Eu, fulano de tal, responsável pela empresa tal, situada em tal lugar, com registro na junta comercial deste estado sob o número tal, declaro não mais ter posse de tal documento, no valor tal, que por alguma razão desconhecida foi extraviado, antes da entrega do mesmo para a empresa de serviços contábeis tal." Ao ser assinado, você pode fazer a contabilização sem problemas.

Já se não for possível tal assinatura, nem a localização/identificação da documentação, sugiro pagamento de uma Despesa Indedutível, para não afetar seu resultado, e manter o saldo do banco conciliado. Faça o mesmo com o caixa!

Atenciosamente,

Douglas da Silva
CRC/SC - 042550-O0
Contador e Proprietário da SimplyCont Contabilidade.

contato:
e-mail: [email protected]
Telefone/Whatsapp: (48) 9.9673-1596
LUIZ

Luiz

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 1 agosto 2017 | 13:11

Amigo. Isso aconteceu porque a empresa já veio de outro escritório com esse problema. Pelo que vi, esse erro é do exercício de 2015 para tráz!!

Douglas da Silva

Douglas da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 1 agosto 2017 | 13:12

Então faça o termo solicitando a assinatura, para que vc se isente de qualquer problema com o CRC e pague Despesas indedutíveis.

Atenciosamente,

Douglas da Silva
CRC/SC - 042550-O0
Contador e Proprietário da SimplyCont Contabilidade.

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