x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 3.917

lançamento contabil de empresa já existente

EDSON DA COSTA SOUZA

Edson da Costa Souza

Prata DIVISÃO 2 , Controller
há 15 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2009 | 12:18

Boa Tarde,

Meu caro, a empresa já é registrada há 4 anos? Se sim, realmente você tem um problema nas mãos.

Qual o porte da mesma?

Existem documentos que possam servir de base para proceder os lançamentos retroativos?

Nunca houve fiscalização da SEFAZ ou RECEITA?

Passe mais informações para podermos ajudar.

Grato.

Edson Costa - Bel. C. Contábeis, pós graduação Latu Senso em Controladoria e Gestão Empresarial, Analista de Controladoria - Fresenius Kabi Brasil Ltda.

Visite nossa página: http://ecscontabil.goldenbiz.com.br/

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2009 | 13:02

Marcio

Complementando o exposto pelo Edson.

-Foi entregue DIPJ neste 4 anos? Se foi o que contem na declaração?
-Houve movimentação de conta Bancária? Em caso afirmativo, a conta bancária está em nome de quem?
-As notas de compras bens do Ativo e de gastos estão em nome de quem?

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2009 | 16:31

Marcio de Souza Fernandes

Se voce tem toda documentação, então faça a contabilidade desde o inicio, ou seja desde a fundação da empresa.

Qual o sistema de tributação?

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Celeste Oliveira Silva Camilo
Articulista

Celeste Oliveira Silva Camilo

Articulista , Advogado(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2009 | 14:14

Olá

Minha sugestão é que você faça um contrato de prestação de serviços com o cliente para "formalizar" o início de sua responsabilidadade. E comece fazendo um "balanço de abertura" já que não tem toda a documentação para uma contabilidade restroativa completa.
Obs Aqui no forum tem dicas de como fazer o balanço de abertura.

Celeste Camilo

Celeste Camilo
GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2009 | 14:25

Bom dia, creio que a sugestão da Celeste é o melhor caminho à tomar, pois o risco de autuação por uma escrituração feita retroativamente sem documentos hábeis vai responsabilizar também o Contador por fraude.
O contador responsavel por este período anterior que irá responder e assumir as responsabilidades.
E se você iniciar com balanço de abertura à partir da data que você assumiu, não terá responsabilidade pelo ocorrido no passado.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Fernando Bernardo

Fernando Bernardo

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 18 agosto 2009 | 11:49

Também tive um caso desse e fiz conforme Celeste Camilo e Gilberto estão falando. Faça o balanço de abertura e um contrato de Prestação de serviço, inclua uma cláusula te isentado de problemas que venham ocarrer que tenham como vase a data anterior a do contrato.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade