x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 4.379

Contabilização de desenvolvimento de Softwares Customizáveis

FABIA MOREIRA DE SANTANA

Fabia Moreira de Santana

Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 3 agosto 2017 | 17:05

Boa tarde! Pessoal,

Já vasculhei a rede e percebi que o conteúdo sobre contabilização de desenvolvimento de softwares é muito pouco e restrito.

Estou iniciando a contabilização de uma empresa que desenvolve softwares e faz locação dos mesmos com serviços de customização, treinamento e suporte técnico, ou seja tributada pelo ISS.

Pelas pesquisa q efetuei, já entendi que o valor contábil do softwares, assim como de produtos, é basicamente o custo total para desenvolvê-lo: salários e encargos sociais do pessoal utilizado no desenvolvimento do programa, gastos com consultoria externa para adequação, etc. com contrapartida SOFTWARES EM DESENVOLVIMENTO.

Minha grande dúvida é: após a finalização do software, por se tratar de softwares que irão ser comercializados (atividade fim da empresa) como eles serão classificados?

ESTOQUES (Ativo Circulante)? com amortização?
ESTOQUES (Ativo Não Circulante)?
INTANGÍVEL (Ativo Não Circulante)?

Agradeço desde já a quem souber responder!

Lincoln Balbino

Lincoln Balbino

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 29 março 2018 | 23:58

Fábia, Boa noite. Tudo bem?
Tenho uma situação parecida com a sua:
- Uma empresa tem um software ERP e vende a licença de uso do mesmo para empresas.
- Existe uma equipe dentro da empresa que se dedica diariamente à fazer atualizações e melhoria neste mesmo software.

As dúvidas que tenho são:

- Como classificar este software? Estoque? Intangível?
- Qual taxa de depreciação devo aplicar?
- Os gastos com a equipe que se dedica a melhorias do sistema podem ser adicionados ao valor do mesmo?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade