x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 42.323

Contabilização de ISS retido na fonte

DELMA

Delma

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 3 agosto 2017 | 17:17

Boa tarde,

Por favor, estou com uma dúvida sobre ISS retido na fonte. Estou contabilizando uma empresa que teve uma nota por mês ate agora, onde o tomador do serviço faz a retenção do ISS destas notas e o prestador não tem ISS devido em nem um dos meses até agora, devido a isso não tenho como compensar estes valores pois ele não tem imposto a pagar. Gostaria de saber se está certo contabilizar este ISS retido como D- ISS a Recuperar e C- Clientes e como fica esta parte do valor que vem acumulando mês a mês na conta do ativo de ISS a recuperar, porque nunca vai ser compensado visto que não tem o que compensar...como eu zero esta conta? Ou qual seria a contabilização correta?

Já vinha sendo feita da forma que vou demostrar abaixo, mas acredito que está incorreta:

D-Cliente 22.435,39
C- Serviço prestado - receita 22.435,39

D- ISS a recolher 625,94
C- Cliente 625,94

D- ISS (Despesa) 625,94
C- ISS a recolher 625,94

Diego Lima

Diego Lima

Prata DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Contabilidde
há 7 anos Sexta-Feira | 10 novembro 2017 | 13:14

Delma,

No fim das contas o resultado está correto. Mas os 2 últimos pares de lançamentos que você demonstrou são um tanto estranhos.

Eu faço da seguinte maneira:

*Referente a emissão da NF
D – Clientes (AC) 950,00
D – ISS retido na fonte (AC) 50,00
C – Serviços Prestados (Resultado) 1.000,00

*Referente ao reconhecimento da Despesa com ISS
D – ISS (redutora de receita) 50,00
C – ISS a pagar (PC) 50,00

E fim de cada mês eu faço o seguinte lançamento para zerar o saldo a recuperar e o a pagar:

D – ISS a pagar (PC)
C - ISS retido na fonte (AC)

Na teoria é exatamente isso que acontece: teríamos um saldo a pagar mas como já foi retido pelos clientes nos compensamos desse salto.

DELMA

Delma

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 15 novembro 2017 | 10:06

Olá Diego!

Muito obrigada, eu faço exatamente como você explicou, porém quando comecei a trabalhar no novo escritório me deparei com estes lançamentos estranhos do final rsrsrsrsrs. Mas pelo visto fiz certo, pois alterei e fiz dessa forma que você explica, pois era como eu conhecia. Obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade