x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 15.147

Contabilização Extrato Bancario Itau

Deise Aparecida Nascimento

Deise Aparecida Nascimento

Prata DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 18 agosto 2017 | 12:42

Prezados preciso de uma ajuda,

Estou fazendo a conciliação de um Extrato do Banco Itau e estou tendo tremendas dificuldades.

No Extrato possui o saldo bancário e o saldo da conta de aplicação automática, noto que todas as entradas de pagamentos de faturas e saídas são movimentos feitos do saldo da conta de "aplicação automática" que sempre aparece como "saldo final disponivel", minha duvida é como contabilizar? todos os recebíveis e todos os pagamentos deverei lançar debito e credito dessa conta de aplicação e não considerar o saldo bancário? no final do mês no extrato aparece o saldo bancário mas não consigo chegar no valor do mesmo, poderiam me auxiliar?

Danilo de Souza Silva

Danilo de Souza Silva

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 18 agosto 2017 | 13:46

Deise, Boa Tarde

Como é uma aplicação consolidada/vinculada com a conta corrente, é melhor não separar c/c da aplicação automática. Portanto vc não fará lançamentos contra essa aplicação automática, o que fará com que o seu saldo final bata. TOMAR CUIDADO, pois podem existir aplicações em poupanças/CDB, (vc notará pelos históricos do extrato de C/C) onde sim, deverá ser contabilizado em contas individuais, no grupo de aplicações.(batendo com os extratos, informes de rendimentos respectivos)

Cleberson Silverio da Silva

Cleberson Silverio da Silva

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 18 agosto 2017 | 14:13

Olá Deise como vai ?
O extrato do Itaú é chato sim pra conciliar, eu já sofri muito e sofro ainda hoje com esses problemas.

Para saber o saldo da conta corrente eu faço da seguinte maneira: Necessário ter o extrato da conta de aplicações - APLIC AUT MAIS - EXTRATO CONSOLIDADO DE MOVIMENTAÇÃO

Pega o saldo da conta de aplicações e faz a seguinte conta:
Extrato conta corrente
+ 31/07 SDO CTA/APL AUTOMATICAS R$ 829.281,09 ( A )
- 31/07 EXTRATO CONSOLIDADO DE MOVIMENTAÇÃO R$ 581.178,86 ( B )
= SALDO DA CONTA CORRENTE R$ 248.072,23 ( saldo = A - B )

Nas minha conciliações eu considera dessa forma e normalmente funciona. Mas sempre dá bastante trabalho conciliar o Itáu, pois os extratos são um porre.

Espero ter ajudado.

Abraço

0Oculto
Zap

Cleberson Silva
Contador/Perito Judicial
CRC 56.794- PR
CNPC 3637 - CFC
LinkedIn - https://www.linkedin.com/in/cleberson-silva-86251b34

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade