x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 2.483

Lançamento de IRPJ e CSLL

Wilton do Espirito Santo

Wilton do Espirito Santo

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 18 agosto 2009 | 17:28

Boa tarde a todos do fórum, tenho dúvida em relação ao lançamento de IRPJ e CSLL.

Pois a empresa é optante pelo lucro real anual e desde 2005 a empresa todos os anos vem dando prejuízo fiscal.

Dúvida: como devo registrar isso na contabilidade, como é o lançamento, pois nunca foi registrado estes impostos a compensar.

Grato, preciso muito desta informação e tenham um ótimo dia.

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2009 | 08:24

Olá Wilton!

Me desculpe se não entendi bem sua questão ou talvez não foi bem formulada.
Mas o que eu entendi é que você tem uma empresa com prejuízos anuais, que é optante pelo Lucro Real e quer saber como é o lançamento do IRPJ e CSLL?
Olha, empresas com prejuízo fiscal e no LALUR, não existe provisão de IRPJ e CSLL.
A empresa pode ter prejuízo fiscal e lucro no LALUR, mas aí vai haver normalmente a provisão do IRPJ e CSLL que você irá lançar normalmente na contabilidade no fechamento do balanço, onde a empresa terá que fazer o recolhimento destes impostos na data do vencimento dos mesmos.
Mas aí não há o que se falar em impostos à compensar!

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade