x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 13

acessos 4.347

escritório contabil

Renata da Silveira Martins

Iniciante DIVISÃO 4 , Não Informado
há 15 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2009 | 08:22

Oi pessoal
Gostaria de saber a opinião, sugestão e conselhos de vocês colegas contadores mais experientes:

Vocês acham que uma pessoa terminando de fazer a Universidade de Contábeis e fazendo esses cursinhos para agregar mais algum valor e conhecimento, pode abrir seu escritório?
Digo isso porque eu estou nessa situação e a cidade onde moro é pequena e é claro os contadores daqui não vão querer me dar alguma instrução ou deixar eu fazer um estágio.
Então quero abrir com "a cara e a coragem", sei que no início é difícil, mas gostaria de saber a opinião de vocÊs

Abraços
Renata

Fernando Bernardo

Fernando Bernardo

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2009 | 10:36

Olá Renata bom dia.

Eu te aconselharia além dos cursinhos que ajudam muito, buscar experiencia com estágio em escritório de contabilidade.

Não adiantaria somente a "cara e coragem" como você disse se você não tiver noção de como é a rotina de um escritório de contabilidade.

Trabalho a 12 anos em uma empresa na área contábil e a 1 ano e meio dei início ao meu escritírio, por enquanto não deixei o meu emprego de carteira assinada, não possuo sócio, estou como escritório individual autônomo, e digo como experiência que a busca de conhecimento e aprimoramento é muito importante. Busque sempre satisfazer as necessidades de seus clientes e trabalhe de acordo com a necessidade de cada um.

Nunca deixe de praticar os princípio contábeis.

Boa Sorte

Espero ter ajudado.

ELZA MARY OLIVEIRA DA ROCHA

Elza Mary Oliveira da Rocha

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2009 | 10:56

Oi pessoal
gostaria de saber como funciona a contabilidade de um posto de combustível. Que tipo de declarações devem ser feitas mensalmente e quais são os livros específicos deste tipo de empresa?E qual é o melhor tipo de tributação?
Se puderem me enviar algum material o meu email é: @Oculto

abraços!
Elza

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2009 | 15:32

Boa tarde, Elza

Oi pessoal
gostaria de saber como funciona a contabilidade de um posto de combustível. Que tipo de declarações devem ser feitas mensalmente e quais são os livros específicos deste tipo de empresa?E qual é o melhor tipo de tributação?
Se puderem me enviar algum material o meu email é: @Oculto

Bem vinda ao Fórum Contábeis.

Analisando sua dúvida, claramente percebe-se que você está abordando assunto de pelo menos 3 salas diferentes:
1) contabilidade em geral;
2) legislação federal;
3) legislações estaduais e municipais.

Portanto, de acordo com as características de sua dúvida, o melhor caminho é fazer pesquisas nas respectivas salas e assim que dúvidas mais específicas surgirem, por gentileza, faça a postagem em local (sala) apropriado e preferencialmente em algum tópico onde o assunto estiver sendo debatido; caso você não encontre alguma postagem inerente ao problema, nada a impedirá de criar um tópico específico.

Outrossim, também sugiro que sejam lidas as Regras do Fórum, pois visto que o Fórum Contábeis é um portal público, não há sentido em alguém pedir as coisas desta maneira ou algum participante auxiliar outro particularmente, além de não ser permitida a solicitação de solução de problemas via e-mail particular.

Antecipadamente agradecendo pela atenção dispensada, e sobretudo pela compreensão seguida de sua importante colaboração, registro saudações.

Bons estudos

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2009 | 23:52

Boa noite Renata,

Você não está mais "sozinha" em sua empreitada. Tem, a partir de agora, um Fórum "inteiro" e um espetacular Banco de dados à seu dispor. Aqui você vai adquirir experiência mesmo não vivendo a situação em si. Basta ler. Ler e perguntar quando tiver dúvidas.

Se você continuar com a mesma vontade de aprender que demonstrou ao vir até aqui em busca de orientações, antes mesmo de se dar conta, estará apta a "enfrentar" seus concorrentes que "não irão querer ajudá-la".

Em sentido contrário estamos nós todos que fazemos questão de repassar o que um dia aprendemos.

O "segredo" está na perseverança e nos estudos. Jamais você saberá tudo sobre tudo, ou seja, não adianta (no início) estudar sobre Farmácias (por exemplo) se você não tem um cliente que explore as atividades de Farmácia.

Entretanto, se tiver, procure aprender o máximo que puder sobre o assunto. Assim, aos poucos você irá acumulando conhecimentos e logo estará aqui ajudando à outros.

Conte com conosco sempre que precisar.

...

WALTER VENANCIO DE ARAUJO JUNIOR

Walter Venancio de Araujo Junior

Bronze DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2009 | 09:04

Bom dia, também estou na mesma situação da Renata, porém agindo de conforme nosso amigo mais acima, o Fernando Bernardo, e faço dele minhas palavras, e em relação ao que o Saulo falou, realmente aqui é um vasto campo de conhecimento. Só tenho a desejar a você boa sorte e que siga em frente Renata.

Tânia Malatesta Piauilino

Tânia Malatesta Piauilino

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Administrativo
há 15 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2009 | 12:58

Olá a todos!
Eu, como a colega Renata também estou concluindo minha graduação agora no final do ano. Tenho feito alguns cursinhos nas férias, mas sinto que isso ainda é pouco. Está em meus planos tentar "carreira solo". Já tentei estágios e empregos em escritórios contábeis, mas não consegui. Cheguei à conclusão de que vou ter que eu mesma fazer a minha oportunidade. Sendo assim, Renata não desista porque você não é a única a enfrentar dificuldades. Eu acredito que muitos colegas contabilistas também tiveram dificuldades no início, mas tudo isso é parte do aprendizado. A gente chega lá!

Boa sorte!

Fernando Bernardo

Fernando Bernardo

há 15 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2009 | 13:45

Já participei desde tópico com uma citação acima, mas vou deixar outro comentário aqui.

Como eu disse acima, iniciei meu escritório a um ano e meio. O meu 1º cliente era uma empresa que já havia iniciado as suas atividades mas que nunca havia feito escrituração contábil ela era do Simples Federal e devido a uns problemas perdeu a migração para o Simples Nacional.

Por estar completamente por fora da situação eu pesquisei e digo que este Fórum foi quem mais me ajudou no início da empreitada. Aqui encontrei resposta para todos os meus questionamentos.

Hoje a empresa já está com a sua escrita contábil em dia e está no Simples Nacional, não foi nada fácil, mas com muita pesquisa e estudo consegui.

Procure se aperfeiçoar no máximo que puder, mas fique ciente que cada caso é um caso como disse o nosso colega Saulo

O "segredo" está na perseverança e nos estudos. Jamais você saberá tudo sobre tudo, ou seja, não adianta (no início) estudar sobre Farmácias (por exemplo) se você não tem um cliente que explore as atividades de Farmácia.

Estude cada caso de acordo com o ramo de atividade dos clientes que aparecerem.

Iniciante DIVISÃO 4 , Não Informado
há 15 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2009 | 21:11

Oi Pessoal
fiquei muito feliz com o apoio de cada um, muito obrigada mesmo.
agora, ainda mais me sinto disposta para enfrentar essa batalha, é muito bom ter contato com pessoas assim como vocês, juntos vamos vencer
abraços
Renata

Marco Viana

Marco Viana

há 15 anos Sexta-Feira | 11 dezembro 2009 | 19:43

Boa noite Renata.

Pode ter certeza que vai ser muito dificil no começo,mas quando comecei tambem foi assim.
Depois que descobri o fórum contábeis,minha vida profissional deu uma guinada de 360o,porque aqui encontrei pessoas amigas.
Dedico parte do meu horario " depois da 18:00 " para estudar os topicos aqui lançados e com isso estou agregando muito conhecimento.

Tenha força,perseverança,honestidade e lealdade a profissão,pois,os resultados virão com o tempo.

Abraços
Marco Antonio

Marco Viana 
EVELINE SANTOS DA MOTA

Eveline Santos da Mota

há 15 anos Sábado | 12 dezembro 2009 | 10:13

Renata e todos deste forum, vou contar minha experiencia, há 14 anos estava na mesma situação que voce, trabalhava numa industria mas o meu sonho era trabalhar no meu escritorio de
contabilidade, no inicio fiquei trabalhando nos dois, a noite e nos finais de semana me dedicava ao escritorio, foi duro mas muito gratificante, chegou uma hora que tive que escolher, fiquei com o escritorio por que foi aumentando a clientela e estou ai até hoje, nao tinhamos um espaço como este, mas surgiram muitos amigos que te dão muita força e estamos aí pra isso no que precisar estudo nesta area é muitoooooo importante. Mas tenha certeza de uma coisa é muito trabalho!
Tem que ter disposição!
Parabéns pela escolha e boa sorte!

MARCEL HENRIQUE DE ABREU

Marcel Henrique de Abreu

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 14 dezembro 2009 | 17:15

Olá pessoal. Estou muito interessado em abrir um escritório de contabilidade. Me formei em 1991 como técnico contábil equivalente ao 2º grau, mesmo assim, eu posso pedir meu CRC e abrir meu escritório? Outra coisa, quais os cursos que eu poderia fazer para me atualizar na área.

Obrigado e tenham todos uma ótima semana!!!

Marco Viana

Marco Viana

há 15 anos Terça-Feira | 15 dezembro 2009 | 19:06

Marcel,
Boa noite

Antes de abrir seu escritorio,verifique junto ao conselho de SP qual o procedimento para registro,tendo em vista o tempo que voce se formou.
Em relação aos cursos,na minha opnião,voce deveria cursar o ensino superior do curso de ciencias contabeis,além de fazer varios cursos paralelos,tais como escrituração fiscal,departamento pessoal e demais cursinhos inerentes a profissão.
Assim,voce estará mais bem preparado para a exercer a profissão.
Fiz assim quando comecei,foi muito dificil e ainda é,mas com força,perseverança e lealdade a profissão,vou caminhando dia a dia.
Abraços e boa sorte
Marco Antonio

Marco Viana 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade