x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 57

acessos 39.345

Contabilidade das Entidades Sem Fins Lucrativos

João Neto

João Neto

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 18 anos Quinta-Feira | 21 dezembro 2006 | 12:24

Bom dia a Todos, gostaria de saber de alguém que trabalha com Entidades sem fins lucrativos.

Como é feito os registro contábeis de um entidade que recebe convenios de uma organização. Pois pesquisei na internet e, encontrei alguma coisa que fala sobre isso. Mas as informações não foram suficientes.

Com por exemplos, que os valores recebidos de convênios não são classificados como RECEITAS (conta de Resultado), ou seja devem ser registrato em conta do Passivo Circulante.

Agradeço desde já a atenção de todos.
Alguém poderia me explicar melhor sobre esse tipo de contabilidade.

jorge

Jorge

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 18 anos Quinta-Feira | 21 dezembro 2006 | 17:04

Pessoal boa tarde!

Trabalho com estas entidades, costumo lançar nas receitas por título do convêncio, bem como lanço as respectivas despesas do convênio, para que tornar mais claro aos orgãos que concedem o benefício. Não devemos nos esquecer, que estamos trabalhando em uma entidade sem fins lucrativos, por isso, o plano de contas deve ser diferenciados.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 18 anos Quinta-Feira | 21 dezembro 2006 | 19:13

Boa tarde,

No anexo um Manual sobre as Entidades Imunes, Isentas e Filantrópicas, onde são focalizados vários aspectos, incluindo um Plano de Contas. A despeito de generalizado deve servir para aqueles que iniciam as atividades contábeis destas organizações.

Deixei de mencionar o autor por desconhecer quem seja.

Usem o arquivo *.doc, o outro está em -.pdf apresenta problemas e deverá ser retirado

João Neto

João Neto

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 18 anos Sexta-Feira | 22 dezembro 2006 | 15:27

Boa Tarde Saulo!

Não consegui abrir o arquivo em anexo.

Minha principal dúvida a respeito da das Entidades sem Fins Lucrativos e o que diz a Resolução 188 do CNAS:

Art. 5º - A Entidade Conveniada não poderá lançar o recebimento em receitas assim como em gastos a aplicação no projeto, devendo manter o controle em contas patrimoniais, objeto do convênio, e não poderá ser considerado como despesa de gratuidade na contabilidade da Conveniada.

Art. 7º - Após o encerramento do projeto objeto do convênio especial, havendo saldo remanescente da verba, a CONVENIADA deverá reconhecer esse valor como RECEITA DE DOAÇÃO para fins de custeio.

Gostaria de saber se esses valores recebidos de convênios, vão ser integrados na Demosntarção do Superavit ou Déficit do Exercício

Obrigado pela atenção.
João Neto.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 18 anos Sexta-Feira | 22 dezembro 2006 | 17:23

Boa tarde Victor,

Realmente (não sei o que fiz de errado) o arquivo em PDF não abre.

Tomei a liberdade de enviá-lo para seu e-mail particular.

Quero crer que possa lhe ser útil.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 18 anos Quinta-Feira | 28 dezembro 2006 | 09:47

Oi Victor,

Consulte seus e-mails, por via das dúvidas mandei o arquivo para os dois endereços agora fornecidos.

Confirme o recebimento, por favor.

Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 18 anos Quinta-Feira | 28 dezembro 2006 | 16:10

Saulo, poderia encaminhar o manual para mim também.

O e-mail é @Oculto

Fico grato.

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Jucileide Pereira Juma)

Jucileide Pereira Juma)

Iniciante DIVISÃO 4 , Agente Administrativo
há 18 anos Quarta-Feira | 25 abril 2007 | 11:16

Bom dia Saulo Helsi!

Gostaria de saber de Vc se é possivel abrir uma filial de uma instituição em outro município ou transferir a mesma de um municipio para outro?
E ainda se é possivel transformar uma instituição filantrópica sem fins lucrativos em OSCIP?E se é possivel qual o procedimento para isso?

Agradeço antecipadamente
Abraço
Juma

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 18 anos Quinta-Feira | 26 abril 2007 | 07:26

Bom dia Jucileide

Você pode transferir sua Instituição de um para outro município desde que proceda a alteração no Estatuto e no Cartório das cidades onde atualmente está e para onde mudará. A abertura de filial deve obedecer ao mesmo critério, ou seja, a alteração estatutária e o respectivo registro nos dois cartórios (o da cidade sede e o da cidade onde se estabelecerá a filial).

Para requerer a qualificação e transformá-la em Organização de Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP siga as instruções elencadas no link abaixo

http://www.mj.gov.br/snj/oscip/instrucoes.htm

....

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 18 anos Quinta-Feira | 26 abril 2007 | 08:36

Bom dia Ana,

Clique em "Arquivo Carregado: Manual - Entidades Imunes, Isentas e Filantrópicas" no final desta página para fazer o download do manual.

Se alguma coisa não der certo, entre em contato que eu envio para seu e-mail.

...

Jucileide Pereira Juma)

Jucileide Pereira Juma)

há 18 anos Quinta-Feira | 26 abril 2007 | 09:45

Olá Saulo!

Agradeço por vc ter me atendido tão prontamente.
Tenho outra dúvida e gostaria que por favor Vc me ajudsse.
Em qual das duas situações instituição e Oscip os encargos financeiros são menores? Ou seja qual é meljor situação de trabalhar das duas? Quais as vantagens?

Agradeço a sua atenção
Um abraço
Jucileide (Juma)

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 18 anos Quinta-Feira | 26 abril 2007 | 10:20

Bom dia Jucileide,

Naturalmente as instituições transformadas em Organizações de Interesse Público, além de outras "vantagens", são menos onerosas, contam com respaldo governamental e possuem atividades bem mais abrangentes. No entanto, preencher os requisitos que qualifiquem-nas como OCIPs não é tão simples assim.

O ideal é que você não se limite a saber como qualificar sua instituição como OSCIP e sim que obtenha o maior número de informações possíveis sobre todos os outros aspectos envolvidos.

Para tanto e como o assunto é extenso, eu aconselho a leitura e o exame das informações prestadas pelo SEBRAE no link:

http://www.sebraeminas.com.br/culturadacooperacao/oscip/01.htm

Estou certo de que satisfará sua expectativa

...

Jucileide Pereira Juma)

Jucileide Pereira Juma)

há 17 anos Segunda-Feira | 14 maio 2007 | 14:11

Boa tarde, saulo!

Gostaria que vc me ajudasse com relação a obter o CNAS da minha instituição.
Como deve ser o procedimento para isso?
Além do nacional acho que é preciso ter o cadastro estadual e municipal. Como devo fazer também em relação a estes cadastros/
obrigada desde já
abraço
Jucileide (JUMA)

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 17 anos Segunda-Feira | 14 maio 2007 | 21:14

Boa noite Jucileide

O link abaixo a levará ao site do Ministério do Desenvolvimento Social onde você terá respostas a todas as perguntas sobre o CNAS, desde o endereço do Conselho até como conseguir o registro, certificados e etc..

Espero que satisfaça a sua necessidade

www.mds.gov.br

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 17 anos Segunda-Feira | 14 maio 2007 | 21:24

Boa noite Silene,

Antes de tudo você tem de ter em mãos as demonstrações Contábeis desta Entidade, ou no mínimo o Balanço Patrimonial.

As fichas cujo preenchimento é obrigatório constam no link:

https://www.contabeis.com.br/forum/ler_topico.asp?id=4986

Em cada Ficha que você estiver basta pressionar a tecla "F1" para ver o menu de Ajuda com detalhes sobre o preenchimento e explicações sobre o que deve ser informado em cada linha da Ficha aberta.

Se ainda assim você tiver dificuldade em preenchê-la, volte a entrar em contato, mas explique exatamente sobre o que (qual ficha ou linha) tem dúvidas. Assim poderemos ajudá-la adequadamente.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 17 anos Terça-Feira | 15 maio 2007 | 18:30

Boa tarde José,

Para fazer o download e conseguir o manual em questão, basta clicar sobre:

Arquivo Carregado: Manual-Entidades Imunes, Isentas e Filantrópicas no final desta página.

...

klayton

Klayton

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 17 anos Quinta-Feira | 13 setembro 2007 | 08:56

bom dia, caros amigos!
eu consegui abre o arquivo em anexo!
para quem tiver curiosidade em ver tambem,
voces deveram fazer a seguinte operação:
1°clicar no link do arquivo
2°clicar salvar
3° nas opções
nome do arquivo, digite: Entidades_Isentas.zip
salvar com o tipo, coloque: todos os arquivos
5° salva.

pronto!
espero que ajude!
abraço!

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade