x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 11

acessos 11.829

CRISTIANE SILVA

Cristiane Silva

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 21 agosto 2009 | 17:10

Boa Tarde Saulo Heusi.
Li o material sobre a contabilidade das lotéricas e tenho uma dúvida: As lotéricas mantem uma conta bancária em conjunto com a CEF e nessa conta "vinculada" são efetuadas todas as transações existentes entre elas, pois como todos sabem nas lotéricas são efetuados saques, depositos, pgto de beneficios....Os valores que transitam por essa conta não são da lotérica, são apenas repassados á terceiros (CEF,clientes). Pergunto: È necessário lançar essa conta na contabilidade, se for como vou efetuar o lçto? visto que esses valores não devem transitar pelo caixa da lotérica?

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 25 agosto 2009 | 06:48

Cristiane Silva

......Os valores que transitam por essa conta não são da lotérica, são apenas repassados á terceiros.....

Se não são da empresa não vejo necessidade de ser contabilizado.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 25 agosto 2009 | 15:20

Boa tarde, Cristiane

Embora sua dúvida esteja direcionada a Saulo, e apesar deste conteúdo ser de termos generalizados, adiante tentarei esclarecê-la:

As lotéricas mantem uma conta bancária em conjunto com a CEF e nessa conta "vinculada" são efetuadas todas as transações existentes entre elas, pois como todos sabem nas lotéricas são efetuados saques, depositos, pgto de beneficios....Os valores que transitam por essa conta não são da lotérica, são apenas repassados á terceiros (CEF,clientes). Pergunto: È necessário lançar essa conta na contabilidade, se for como vou efetuar o lçto? visto que esses valores não devem transitar pelo caixa da lotérica?

Na premissa de que uma casa lotérica tenha a figura de um representante que presta serviços de intermediação e inclusive administra temporariamente os recursos de terceiros, facilmente podemos utilizar como modelo as técnicas contábeis aplicáveis às administradoras de aluguéis de imóveis ou então representantes comerciais:

1 - Ao receber os recursos provenientes da movimentação normal (neste exemplo apenas usando caixa):
D) Caixa (AC)
C) Valores de Terceiros --> Conta Vinculada com a CEF
R$ 1.000,00

2 - Ao depositar o saldo líquido da movimentação diária, que hipoteticamente nesta situação tenha resultado também no valor de R$ 1.000,00:
D) Valores de Terceiros --> Conta Vinculada com a CEF
C) Caixa (AC)
R$ 995,00

3 - Ao apropriar as receitas auferidas:
C) Receitas
R$ 5,000

Finalizando, visto que sua dúvida foi generalizada e seu texto está desprovido de detalhes mais específicos, restou-me deixar-lhe este simplório exemplo de análise contábil frente aos fatos. Vale dizer que embora este dinheiro não seja da empresa (a casa lotérica) ele deve ser contabilizado porque estes valores estão transitando dentro da entidade e também para poder analisar o comportamento desta conta vinculada e as consequentes receitas disto.

Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quarta-Feira | 26 agosto 2009 | 14:23

Boa tarde Cristiane,

Devo-lhe desculpas por não ter respondido a seu questionamento tão prontamente quanto deveria, a despeito de ter sido muito bem representado e você obtido as orientações solicitadas.

É que por motivos que desconheço, estou sem receber as notificações por e-mail e isto faz com que eu deixe de responder a alguns questionamentos.

Todavia, repito, com vistas a atender á todos os questionamentos, qualquer frequentador do Fórum pode (e deve) respondê-los, mesmo porque temos aqui pessoas altamente gabaritadas, daí não ter sentido personalizá-los.

...

CRISTIANE SILVA

Cristiane Silva

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2009 | 13:54

Obrigado ao Saulo e ao Messias.

Ricardo, sua resposta foi exatamente o que eu fiz, depois de fazer algumas analises: Abri um conta a titulo de "repasses" e nela estou lançando os debitos e creditos da conta vinculada da CEF. Assim terei os valores de forma mais correta.

Obrigada á todos.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 16 dezembro 2010 | 10:06

Bom dia, Talitta Ap. Graço Soprano

Bem-vinda ao Fórum Contábeis.

bom dia preciso abrir uma casa loterica para meu trabalho de tcc, alguem sabe aonde consiguiria este tcc??

Considerando que o conteúdo de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) não é "conseguido", e sim, produzido por intermédio de pesquisas científicas que servirão como uma sólida base para a construção da dissertação, indiscutivelmente a pessoa mais adequada a orientá-la é seu professor orientador.

Boa sorte

Dicas:
1) No Fórum há várias salas, e como são divididas por temas, a sala mais apropriada para dirimir dúvidas desta natureza é a de "Assuntos Acadêmicos";
2) Assim que você tiver o assunto delimitado e sumário montado com auxilio do orientador, tente ser mais específica em suas questões;
3) Visto que nos arquivos há vários assuntos esclarecidos, uma pesquisa prévia sempre lhe será útil.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Jeremias Martins

Jeremias Martins

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 17 outubro 2011 | 09:41

Prezado Ricardo Gimenez, deculpe por trazer novamente um tema já debatido, mas tenho essas duvidas:

1 - Ao receber os recursos provenientes da movimentação normal (neste exemplo apenas usando caixa):
D) Caixa (AC)
C) Valores de Terceiros --> Conta Vinculada com a CEF
R$ 1.000,00

2 - Ao depositar o saldo líquido da movimentação diária, que hipoteticamente nesta situação tenha resultado também no valor de R$ 1.000,00:
C) Caixa (AC)
R$ 995,00

3 - Ao apropriar as receitas auferidas:
C) Receitas
R$ 5,000

A conta " Valores de terceiros" também é considerada Ativo Circulante?
Ao receber valores em pagamentos como (tele-sena e outros jogos, e recebimentos em pagamentos de contas de agua e telefones e outros) deve creditar ou debitar na conta vinculada? Ou devo fazer esse lançamento em conta caixa?

Estou com muitas dúvidas!

Desde já agradeço.

LUCIANE MARTINS DE OLIVEIRA

Luciane Martins de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2012 | 10:15

Bom dia a todos!
estou prestes a abrir uma empresa no ramo de "Casa Lotérica", lí todas as questões e respostas enviadas anteriormente, o que já me ajudou esclarecendo várias dúvidas que eu tinha, porém, como as questões e as respostas foram dadas a algum tempo, gostaria de saber se continua da mesma forma, quanto a opção do Simples Nacional, etc...e a minha maior dúvida é: a casa lotérica esta obrigada a emitir NF dos serviços prestados? qual o documento vou utilizar para fins de apuração das receitas e apuração do imposto? o ISS será retido pela CEF? o IRRF será retido pela CEF (e no caso se for Simples Nacional?)? a escrituração contábil é obrigatória? ou a empresa poderá fazer apenas o Livro Caixa? a CEF exige a escrituração contábil da Lotérica? bem acho que todas as minhas dúvidas estão expostas aqui...por enquanto...desde já agradeço a atenção de todos. tenham um ótimo dia! obrigada. Luciane Oliveira.

Alyne Hosken Caldeira

Alyne Hosken Caldeira

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 9 novembro 2012 | 09:02

Ricardo C. Gimenez,

Gostaria de saber mais sobre como contabilizar os documentos da loterica.
Estou com as movimentações de Cobrança Diária das Contas/Serviços e das Loterias. Mas quando faço lançamentos no caixa e no Valores de Terceiros, faço lançamento dos extratos.... não consigo fazer conferência... minha conta Valores de Terceiros está com saldo muito alto...
Você teria sugestões para conferência... uma planilha auxiliar para lançamento...
Enfim, estou sem saber como fazer essa contabilidade da forma correta.
A Caixa Economica Federal faz um acerto de contas com a Loteria de uma forma para os Jogos e de outra forma para as Contas e Serviços... isso complica muito...
Por favor, me ajude!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade