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Conciliações contábeis

RONALDO COSTA

Ronaldo Costa

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 14 setembro 2017 | 20:58

Boa noite,

Estou trabalhando a menos que 1(um) mês como auxiliar contábil, e minha primeira missão na empresa fazer as conciliações contábeis, mas como eu sou inexperiente na área gostaria de algumas dicas sobre conciliações!!! Tipo, como fazer conciliações???

Desde já agradeço !!!

Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 15 setembro 2017 | 08:15

Bom dia Ronaldy

Não seria mais interessante você perguntar ao seu contratante (que com certeza deve ser um contabilista experiente)?

Falo isso pois nossos colegas podem dar varias dicas, mas cada contabilista tem seu "modus operandi".

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)
Claudia Danielly

Claudia Danielly

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 15 setembro 2017 | 10:00

Ronaldy, concordo com o Paulo Henrique, cada Contador tem seu modo de trabalhar nesse sentido.

Mas o que posso te falar.

Primeiro: o que é conciliação?
É a analise dos saldos contábeis e suas movimentações, você vai comparar aquilo que foi registrado no contábil com a documentação que a empresa disponibilizou para você, vai verificar se não houve algum equivoco de lançamento, se houver divergência precisa saber do que se trata e corrigir o lançamento se for o caso.

Tem alguns softwares que "facilitam a vida" na hora da conciliação, mas de qualquer forma da para você fazer essa analise manualmente.

1º Verifique se há saldos divergentes nas contas contábeis. Lembre-se Ativo tem natureza devedora, Passivo tem natureza credora, Receita tem natureza credora e despesa tem natureza devedora.
2º verifique as receitas e despesas;
3º verifique os bancos;
4º Contas a Pagar e a Receber
Folha de Pagamento
6º Impostos;
7º Fazer os ajustes necessários

Veja que elenquei um "geralzão" do que você deve verificar, é necessário fazer um roteiro a ser seguido de modo a não esquecer de algum item e cada empresa tem sua particularidade.

Claudia Danielly
Auxiliar Contábil

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DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 15 setembro 2017 | 11:26

Ola Ronaldy

Apenas agregando que o nosso colega Claudia disse.

procure sempre informar nos historios os detalhes da informação ( Numero de: NFS, recibos, faturas, notas de debitos, CCF....), tanto na apropriação ( provisão) quando nos pagamento, isso auxilia muito na conciliação.

Daniel Alves
Contabilista

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