x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 4.244

Custo ou Despesa

JULIANA

Juliana

Bronze DIVISÃO 4
há 7 anos Sexta-Feira | 15 setembro 2017 | 09:51


Olá Bom Dia,

Estou com dúvida ao classificar uma nota fiscal de entrada de um serviço prestado de Engenharia como "Garantia" conforme contrato feito com a Pessoa Jurídica de um Projeto já finalizado.

Classifico como Custo ou Despesa ?

Obs.: Damos garantia em torno de 2 a 4 anos de assistência técnica (por isso pagamos o engenheiro, para futuras urgências).

Luiz Antonio Richieri

Luiz Antonio Richieri

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 15 setembro 2017 | 10:08

Bom dia Juliana

não compreendi bem o assunto, você recebeu uma nota de garantia, ou emitiu ela?

se entendi, você emitiu uma nota fiscal como garantia, e você tem esse custo/despesa pois paga o engenheiro que "analisa" as obras, é isso?
na composição do seu projeto, você já inclui esse valor como custo? (entendo que você não cobra a garantia, mas que ela deve estar - ou deveria - embutida no preço inicial que seu cliente pagou) se vc incluiu é custo, pois vc já previu ele, e entendo que se não previu, devia prever e embutir no preço, e assim depois ao receber essa nota, ela entra comprovando seu custo...

JULIANA

Juliana

Bronze DIVISÃO 4
há 7 anos Sexta-Feira | 15 setembro 2017 | 10:45

Eu recebi uma nota fiscal de um "Fornecedor" que presta serviços de engenharia e assistência técnica, o termo "garantia" que tratei é a garantia que damos ao cliente, esse engenheiro presta serviços de engenharia para nosso cliente. E temos um contrato com esse engenheiro até o fim da garantia dada ao cliente. Porém a fabricação do produto para esse cliente já foi finalizado e o engenheiro fica "a disposição" para atender nosso cliente sobre esse projeto já acabado.

Não sei se isso está na composição do projeto.

Douglas da Silva

Douglas da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 18 setembro 2017 | 17:57

No meu entender, é um CUSTO, pois você já descriminou que você fornece esse tipo de "Garantia" a seus clientes, então faz parte da operação da empresa.

Custo para um rápido e eficiente entendimento, é tudo aquilo que está na operação da empresa. Se você presta um serviço, é tudo aquilo que você "GASTA" para prestar esse serviço, se você vende, é tudo aquilo que você "GASTA" para vender e se você produz, é tudo aquilo que você gasta na produção." Um exemplo seria, salários ou matéria-prima.

Como você oferece essa "Garantia" para seus clientes, creio que isso se torne parte da operação da sua empresa, então é custo.

Despesas podemos identificar como aqueles "GASTOS" que não estão diretamente relacionados a produção, prestação de serviços ou venda. Um exemplo seria Aluguel ou Marketing.

Mas, em teoria isso só iria influenciar sua contabilização no caso dela for uma contabilização gerencial, voltada para redução de custos e aumento de receitas, caso não seja esse seu foco, a classificação não terá grandes resultados, uma vez que diminuirá seu resultado em ambas as classificações.

Forte abraço.

Atenciosamente,

Douglas da Silva
CRC/SC - 042550-O0
Contador e Proprietário da SimplyCont Contabilidade.

contato:
e-mail: douglas@simplycont.com.br
Telefone/Whatsapp: (48) 9.9673-1596

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: