x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 382

ICMS em duplicidade exercício anterior

Maria Salete Zanoni

Maria Salete Zanoni

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 26 setembro 2017 | 11:09

Bom dia

Conferindo a conta de ICMS a recolher descobri que em dezembro de 2016 foi lançado em duplicidade o ICMS sobre faturamento

Lançado dessa forma

D- ICMS sobre faturamento ( contas de resultado)
C- ICMS a recolher ( conta passivo)

Não percebi antes devido ao saldo elevado a recolher, agora que estou conferindo para parcelar percebi o erro.

Obs : a empresa é Lucro Real

Como faço para certar esse lançamento, considerando que já foi entregue os Sped ECD e ECF

Alguém pode me ajudar ?

Grata

Maria

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 26 setembro 2017 | 12:13

Ola Maria

Como vc informou a SEFAZ de seu estado, entrou os dois valores no livro fiscal, ou apenas erro contabil, o recolhimento foi pelo total ou recolheu o correto?

Como se trata de valor relevante seria interessante retificar a ECD e ECF.

Não sugiro lançar em Ajuste de Exercicios Anteriores, haja vista por se tratar de tributos.

Daniel Alves
Contabilista
Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Contabilidde
há 7 anos Terça-Feira | 26 setembro 2017 | 13:53

boa tarde !!

Eu lançaria o valor em recuperação de despesas (resultado) agora em 2017 e não retificaria nada, visto que não há previsão legal para retificação da ECD por erro de lançamento.

Anexo ao Ato Declaratório Executivo Cofis no 29/2017
1.12. Substituição do Livro Digital Transmitido
"Somente poderão ser substituídos os livros que contenham erros que não possam ser corrigidos por meio de lançamentos extemporâneos, nos termos das Normas Brasileiras de Contabilidade".

Att.
Anderson Kolera Silva
ansilva@ciamuller.com.br
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Maria Salete Zanoni

Maria Salete Zanoni

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 26 setembro 2017 | 13:59

Boa tarde

Obrigada pela resposta Daniel e Anderson.

O erro é só contábil .

Me ajudou muito, vou lançar em recuperação de despesas, analisando é a melhor forma.

Muito obrigada.

Grande abraço Daniel e Anderson

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: