x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 8.406

Contabilização para Sindicatos

Cassio Valerio Avila

Cassio Valerio Avila

Iniciante DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 26 agosto 2009 | 13:10

O Sindicato recebe uma verba da Federação para ser usada exclusivamente na realização de curso gratuito.
No recebimento do valor, lancei a debito a conta Banco e a credito a conta "PRojetos" (passivo).
Na realização desse curso, o sindicato contrata um profissional para ministrar no curso. No recibo do mesmo, tem o valor total, desconto de INSS e de ISS e o valor liquido. Entendo que apesar de ser especifico de um projeto de terceiros, mas se torna uma obrigação do Sindicato de pagar o profissional, o INSS (retido e patronal) e o ISS, pois recebeu verba para isso.
Dessa forma não poderia fazer unicamente o lançamento de debitar a conta Projetos e creditar a conta BAnco.
Estou certo? Alguém pode me ajudar?

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 26 agosto 2009 | 16:35

Cassio Valerio Avila

Há duas modalidades de voce fazer a contabilização deste projeto.

1º - Pelo recebimento da Verba voce credita uma conta de receita e pelos pagamentos voce debita despesa ou contas passivas onde foram provisionadas e/ou apropriadas tributos e despesas;

2º - Ou voce faz todos os lançamentos na conta Passiva de Projetos.

O que não pode é usar meio termo, ou seja uma hora contabiliza na conta do projeto no passivo e, em outro momento, na conta de despesa do sindicato.

Editado por M Messias Santos em 26 de agosto de 2009 às 16:37:19

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Andre Heidrich Varela

Andre Heidrich Varela

Prata DIVISÃO 1 , Cortador(a)
há 15 anos Domingo | 30 agosto 2009 | 14:04

Boa tarde Cassio

Na minha opinião a segunda alternativa exposta pelo companheiro M Messias seria a mais apropriada para este caso. Pois este recuros financeiro deverá ser prestado contas futuramente com terceiros.

Caso seja útil para ti vou dar um exemplo.

Na hora do recebimento do recurso:
D - Banco "Ativo Circulante"
C - Obrigaçõs com Federação "Passivo Circulante"

Na utilização dos recursos ficaria assim:

D - Obrigaçõs com Federação "Passivo Circulante" Valor bruto da nota fiscal de prestação de serviço de terceiros
C - INSS a recolher "Passivo Circulante"
C - ISS a recolher "Passivo Circulante"
C - Contas a pagar ou caixa

A baixa das obrigações com impostos faz normalmente.

claudio henriques

Claudio Henriques

Iniciante DIVISÃO 3 , Assessor(a) Administrativo
há 14 anos Sexta-Feira | 20 agosto 2010 | 17:09

Por favor estou fazendo uma pesquisa de faculdade e deparei-me com o seguinte questionamento: Um sindicato recebe repasses e doações através de conta bancária, porém só contabiliza movimentações no livro caixa, não registrando em seu livro razão a conta bancos movimento. Está correto? Pode-se ignorar a conta bancos havendo movimentação bancária?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade