Guilherme
Prata DIVISÃO 2 , Não Informadorespostas 16
acessos 14.209
Guilherme
Prata DIVISÃO 2 , Não InformadoEdson da Costa Souza
Prata DIVISÃO 2 , ControllerGuilherme,
O plano de contas é de característica específica de cada empresa.
Não existe um modelo exclusivo, ou modelo padrão, existe sim um modelo base para que cada um tenha uma noção sobre as contas que podem ser utilizadas.
Por exemplo: Se sua empresa não tem veículos, não precisa cadastrar essa conta.
Sds.
Guilherme
Prata DIVISÃO 2 , Não InformadoEdson,
Obrigado pela resposta, mas minha pergunta é referente a Lei nº 6.404/76; nº 11.638/07 e MP 449/08, do novo plano de contas, se todas a empresas devem utilizar, qual o prcodedimento?
Sds.
Edson da Costa Souza
Prata DIVISÃO 2 , ControllerGuilherme,
Ok, entendi.
Sendo assim, fica claro que todos devem seguir o que manda a Lei.
Sds.
Lydia Cristina
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Bom dia Guilherme,
a legislação define características comuns a todas as empresas com o que deve ficar no ativo permanente, no circulante e etc. A partir daí vc deve criar com base na atividade da empresa é por exemplo se no estoques eu vou denominar como estoque apenas, ou se no ramo de comércio eu vou criar estoque da blusa x1, da blusa x2 e assim sucessivamente. O plano de contas é particular a necessidade de cada empresa. neste site há um modelo: http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/planodecontas.htm
Vale lembrar que é interessante que coloque ao lado do elenco das contas os casos de utilização dessa conta. como por exemplo no frete que pode ser pela entrada de mercadoria, pela entrada de material para seu uso e consumo.
Espero que tenha te ajudado.
Bom dia
Júlio César F. C.
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Olá caros colegas!
Minha duvida permanece, todas as empresas são obrigadas a ter um plano de contas de acordo com as leis 11638/07 e 11941/09
1- Ativo
2-Passivo
3-Despesas
4-receitas
Obrigado!
Robson José Nardelli
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar ContabilidadeCaro Júlio,
Lei é lei, portanto, o plano de contas, mesmo sendo característica e adequado a cada empresa, deve ser aplicado a todas as empresas.
Franklin de Vasconcelos Silva
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Júlio,
Todas as empresa dever seguir a estrutura sintéticas do plano de contas que é mencionado na Lei e na MP. Já as contas analitas você pode colocar de acordo com a necessidade de cada empresa.
Abs
Robson José Nardelli
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar ContabilidadeDe certa forma, é uma maneira de seguir o princípio da comparabilidade.
é necessário que o plano de contas seja igual para podermos comparar uma á outra.
Erika de Sa
Prata DIVISÃO 2 , Não InformadoOla,
Lendo este topico vi q houve modificaçoes no plano de contas e como comecei agpora estou cm muitas duvidas inclusive cm montar um plano de contas,alguem possui um plano de contas ja adaptado cm a nova legislação a atividade seria fabricação de artefatos de cimento para uso na construção,me ajudem pois so tenho ate o dia 14/04 para fechar este balanço pois a empresa é optante pelo simples.
Desde ja agradeço
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Erika,
Vai nesse site aqui que consta o plano de contas atualizado (www.ferrariassessoria.blog.br). Mas pra ser sincero, o sistema de gestão de contabilidade era pra vim com um modelo atualizado. Veja com o suporte do sistema q voce usa.
Abs
Rosilene Aparecida Pereira Soares
Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)boa noite a todos , gostaria muito de saber como fazer um balanço de abertura de uma empresa novinha?
boa noite e desde já agradeço
rosilene
Robson José Nardelli
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar ContabilidadeBom dia Rosilene,
No balanço de abertura, simplesmente o saldo inicial é R$0,00 para todas as contas, exceto para a de PL, pois este foi o impulso inicial para a empresa e a forma com que ele foi aplicado. Por exemplo se os sócios investiram um capital de 10.000,00, sendo R$ 5.000,00 em máquinas e R$ 5.000,00 em bancos, esse seria o inicial.
Esnark Frank Guedes Pereira
Prata DIVISÃO 1 , Assistente ContabilidadeVc deve olhar no Contrato Social ou no Requerimanto de empresario e ver qual é o valor da integralização desse Capital. Depois lança na conta de capital Inical, contra as contas onde o valor do capital recaiu (banco, caixa, imobilizado...)
Espero ter ajudade
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Rosilene Aparecida Pereira Soares,
Os lançamento serão esses abaixo;
Na subscrição;
D - Capital a Integralizar
C - Capital Subscrito
Na integralização
D- Caixa/Banco
C - Capital a Integralizar
Se for integralizado em forma de bens, você troca a conta caixa/banco por Imobilizado.
Abs
Juliano Br
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Caros colegas, essa estrutura tambem posso usar para as S/A?
1.000 ATIVO
1.000 ATIVO CIRCULANTE
1.100. ATIVO CIRCULANTE
2.000 ATIVO NÃO CIRCULANTE
2.200. REALIZÁVEL A LONGO PRAZO
2.300. ATIVO PERMANENTE
3.000 PASSIVO
3.000 PASSIVO CIRCULANTE
3.400. PASSIVO CIRCULANTE
4.000 PASSIVO NÃO CIRCULANTE
4.500. EXIGÍVEL A LONGO PRAZO
4.600. RECEITAS DIFERIDAS (RESULTADOS DE EXERCÍCIOS FUTUROS)
5.000 PATRIMÔNIO LÍQUIDO
5.700. PATRIMÔNIO LÍQUIDO
6.000 CONTAS DE RESULTADO
6.800. CONTAS DE RESULTADO CREDORAS (RECEITAS)
6.900. CONTAS DE RESULTADO DEVEDORAS (CUSTOS E DESPESAS)
7.000 CONTAS DE COMPENSAÇÃO
7.010. CONTAS DE COMPENSAÇÃO ATIVAS
7.020. CONTAS DE COMPENSAÇÃO PASSIVAS
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Juliano Ribeiro,
O Ativo Realizavel a LP não existe mais nem o Passivo Exigivel a LP. Se você olhar mais acima postei um site com um plano de contas atualizado conforme Lei 11941/09. E como falei e volto a repetir, o sistema de contabilidade no qual você contrata é para vim com plano de contas atualizado.
Sds
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade