x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 2.222

Anos S/Movimento, como proceder com livro Diario?

Daniela dos Santos Saito

Daniela dos Santos Saito

Bronze DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 15 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2009 | 11:23

Olá a todos, estou com uma dúvida e não encontrei resposta nos fóruns.
Estou fazendo o Livro Diário de uma empresa que foi aberta em 11/02/2003, e como ela não teve movimento nenhum nem no ano de 2003 nem nos anos seguintes, terá só o lançamento de abertura. Em 2006 ela começou a ter movimentação. A dúvida é a seguinte: Eu poderia começar o livro com o Diário de 11/02/2003 a 31/12/2003, que seriam os lançamentos de abertura (Capital), e o Balanço de 11/02/2003 a 31/12/2003. E na sequencia fazer o Livro Diario do ano 2006 normalmente? Tudo num livro só? E os termos ficariam com data de 11/02/2003 a 31/12/2006??

Obrigada desde já.

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2009 | 13:42

Daniela dos Santos Saito, boa tarde, seja bem vinda ao forum contabeis.

A partir desse Oculto964%3A18hu4kk47ep&q=Livros+Di%E1rio+e+Raz%E3o&sa=Pesquisar" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">l i n k você terá condições de sanar sua dúvida.

Bom trabalho.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Daniela dos Santos Saito

Daniela dos Santos Saito

Bronze DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 15 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2009 | 15:32

Boa tarde Claudio, eu já tinha visto esse link, mas dei mais uma procurada, pra ver se achava alguma duvida parecida com a minha, mas não encontrei, ou seja, continuo com a dúvida. Se puder me ajudar com alguma explicação eu agradeceria muito.

Grata

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2009 | 16:16

Daniela dos Santos Saito

Pelo que entendi voce faria o seguinte:

TERMO DE ABERTURA

DIÁRIO GERAL

Nº de Ordem: 1

Este livro Diário de Lançamentos, da empresa..............., estabelecida a Rua............, cidade....... estado...., inscrita no CNPJ..........., com seus atos constitutivos arquivados na junta comercial do Estado de.........sobre o nº ......, sessão de .../.../.... contem .....Folhas numeradas de 1 a ......, e seu movimento contabil do periodo compreendido entre 11/02/2003 a 31/12/2006.

Idem Termo de encerramento

Voce teria que imprimir uma pagina por ano mostrando que não houve lançamento.

Não vejo problema. Todavia voce deve consultar a JUNTA COMERCIAL, porque será a mesma que irá registrar diário

Editado por M Messias Santos em 27 de agosto de 2009 às 16:18:07

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Irineu Luiz Merisio

Irineu Luiz Merisio

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2009 | 16:25

Daniela dos Santos Saito

[Tudo num livro só? E os termos ficariam com data de 11/02/2003 a 31/12/2006??]

Cada livro diário corresponde a um período de apuração, e já que normalmente as empresas fecham o balanço/demonstrações financeira anualmente, cada período/ano, corresponde a 01 (um) livro diário.
Não dá pra juntar dois ou mais períodos/anos num só livro.
Se a dúvida persistir, consulte a Junta Comercial do seu estado.
sds

"As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram
as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam."
(George Bernard Shaw)
Acesse o Fórum Contábeis
http://www.forumcontabeis.com.br
Andre Heidrich Varela

Andre Heidrich Varela

Prata DIVISÃO 1 , Cortador(a)
há 15 anos Domingo | 30 agosto 2009 | 09:05

Oi Daniela dos Santos bom dia.

Gostaria de dar minha contribuição também, os livros deverão serem impressos a cada ano com numerações diferentes e respeitando a sequencia dos mesmos. Mas poderá ser adotado se for o caso a impressão em um mesma encadernação o livro do Diário e o Razão, caso queiram registrar tambem o Razão ja que este ultimo não é obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade