x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 936

Devolução de Compras - Dúvida de Contabilização

Jonathan

Jonathan

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 9 outubro 2017 | 11:43

Olá,

Me deparei com a seguinte situação numa empresa, conforme exemplo abaixo:

No dia 01/10 a empresa compra 15 und de certo produto no valor de 375,00.
No dia 05/10, efetuou o pagamento do boleto referente a NF.
Porém, no dia 08/10, a empresa emite NF devolução 5 und, no valor de 125,00. Nesse caso a empresa compradora passa a ter junto ao fornecedor, um crédito no valor da devolução e que contabilmente eu poderia realizar o seguinte lançamento:
D - Fornecedor ou Cliente
C - Estoques

No lançamento acima, estaria reconhecendo o crédito que a empresa teria junto ao fornecedor e que "morreria" com um desconto em nota fiscal ou boletos futuros.

Entretanto, o fornecedor irá repor os produtos devolvidos em forma de bonificação que contabilmente entrará como:

D - Estoques
C - Bonificações Recebidas (C.R)

A minha dúvida é: como devo contabilizar a devolução da compra nesse caso específico? Porque se deixarmos da forma mencionada acima, teremos na contabilidade um valor registrado no contas a receber que nunca será baixado, além de estarmos considerando como receita, a bonificação recebida e que na realidade, apenas foi emitida para compensar a operação da devolução.

Posso reconhecer a devolução diretamente no Custo?

Agradeço desde já.

Jonathan

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes." (Paulo Freire)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade